Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

A importância do Compliance Empresarial para o setor varejista

  • novembro 9, 2022

Você sabe o que é Compliance Empresarial? Quem sabe o que é e, mais do que isso, já conta com o Compliance Empresarial em sua empresa, escolheu o melhor jeito de manter a boa imagem da empresa diante do mercado, o que continua sendo um dos maiores desafios para a maioria dos gestores!

Ter um Compliance Empresarial significa seguir a lei, as normas, os protocolos, as regras, os acordos e as políticas específicas que envolvem a empresa. Interessante ressaltar que realizar essas boas práticas expõe uma imagem positiva não somente para os colaboradores da empresa e parceiros de negócios, mas também para os clientes.

Com o compliance empresarial, a sua empresa terá manuais de procedimentos para serem seguidos e cumpridos, seja pelos clientes, colaboradores ou fornecedores. Esses manuais de procedimentos são como norte para os gestores, que a partir deles poderão coordenar, gerenciar e cobrar a sua equipe para que os processos estejam de acordo com o que foi estabelecido. O reflexo desse sistema bem-organizado é o combate a ações de corrupção, atos ilegais e condutas antiéticas, seja no âmbito fiscal, contábil, trabalhista, financeiro ou qualquer outro.

Para começar a implementar o compliance empresarial no seu negócio, é preciso entender quais as responsabilidades estão envolvidas. São elas: gerir riscos, cumprir obrigações legais, prevenir ações antiéticas, impedir a corrupção, exigir o cumprimento de procedimentos e normas internas da empresa e priorizar a transparência em todos os atos. São essas as responsabilidades que um gestor tem que ter em mente ao coordenar, gerenciar e cobrar cada colaborador e fornecedor.

Depois de ter entendido as responsabilidades que norteiam o compliance empresarial, é a hora de colocar em prática:

1º Analise os processos e rotinas da empresa mapeando seus riscos

Identifique as normas técnicas e legais de cada tarefa e possíveis situações de riscos na execução de cada processo. Esse é o primeiro passo para a construção de uma área que gerencie o compliance empresarial. Você pode precisar de alguém com conhecimentos jurídicos aprofundados, então considere a possibilidade de contar com um advogado que já esteja familiarizado com a rotina e os processos do varejo.

2º Crie um código de conduta

Depois de mapear os processos e rotinas da empresa, identificando seus riscos, após a você deve criar um código de conduta, um manual de boas práticas, para que todos os processos, sejam eles internos ou externos, tenham uma base legal e técnica para serem executados. Assim, evitam-se possíveis falhas e brechas nos procedimentos, além de deixar claro para todos os integrantes do processo quais são as condutas esperadas e o que é inadmissível.  

3º Defina os responsáveis e os prazos

Para implementar o compliance é necessário seguir uma série de caminhos, e alguns deles passam pela estipulação de prazos, procedimentos e a definição dos responsáveis por cada tarefa. A essa altura do projeto já será possível entender a qualificação necessária que o profissional responsável precisa ter para ocupar o cargo.

4º Divulgue a existência do seu compliance:

O compliance empresarial precisa ser de conhecimento de todos que fazem parte dos processos da empresa. Isso pode ser feito por meio de documentos entregues a cada colaborador ou até mesmo com a organização de treinamentos e workshops sobre o tema.

5º Crie um canal para denúncias seguro:

É imprescindível que neste processo a empresa crie um canal de denúncias para que qualquer pessoa possa sinalizar um problema, quando houver o descumprimento de regras e procedimentos. Preferencialmente que preserve o anonimato, e que qualquer um, seja funcionário, fornecedor ou cliente possa denunciar.

6º Focar na due diligence de terceiros:

Significa exigir que seus parceiros também tenham boas condutas, boa imagem, um compliance empresarial decente. Estar em conformidade é o ponto de partida para negociar apenas com empresas que sigam as boas práticas de mercado. Por isso a importância de avaliar minuciosamente o compliance dos terceiros, para evitar ligar seu nome a companhias que agem sem ética ou de forma ilegal no mercado.

7º Todos cumprem, inclusive o alto escalão:

Para que a construção do compliance seja efetiva, toda a empresa precisa segui-lo. A começar pelo alto escalão – diretores, gestores, líderes – que devem dar o exemplo para que os profissionais de outros cargos se engajem com as regras estipuladas. Pensando no fato de que a empresa como um todo precisa ser íntegra e correta, esse fator é imprescindível.

Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado para saber mais sobre o setor varejista. Até breve!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorDicas para implementar atendimento digital em sua loja!
NextO que não pode faltar em um minimercado?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!