Você sabe quem é o seu público? O quanto você o conhece? O seu perfil de cliente tem características parecidas entre seus integrantes, como idade, renda, classe social, etc. Conhecer bem o seu público te ajuda a vender com mais facilidade e assertividade. Somente conhecendo-o que você saberá como deixá-los satisfeitos, como personalizar ofertas e poderá atraí-los para consumir mais.
Pensando nisso, elaboramos dicas de como conhecer melhor o seu cliente. Confira!
Cadastro de clientes
Contar com um sistema de cadastro, é a maneira mais eficiente de coletar informações sobre o perfil dos seus consumidores. Com um bom sistema, é possível registrar CPF, endereço residencial, frequência de compra, entre outros detalhes importantes na hora de definir ações de marketing e de gestão.
Conheça os picos
Analise a frequência de compra de seus clientes, quais dias são mais movimentados no mercado, quais horários, etc. Veja se esses dias são o início de mês, fim de semana ou datas comemorativas. Tudo isso importa no padrão de comportamento do seu cliente, pois conhecendo isso você pode se antecipar em ações e resultados. Se no fim do mês as vendas caem, esse é o melhor período para utilizar estratégias de impulsionamento nas vendas, por exemplo.
Itens mais vendidos
Além de observar a frequência de compra dos clientes, observe os produtos e as marcas de maior saída. A melhor forma de fazer isso não é checando as prateleiras ou vigiando os carrinhos dos seus clientes. Vá direto aos dados do seu sistema, lá estão essas informações de forma clara, o quanto entrou e o quanto saiu de cada item. Isso obviamente irá refletir nos pedidos de compra, então já é uma análise que precisa ser feita, não um trabalho extra. Aproveite então para checar esses dados com esse olhar curioso sobre o seu público.
Elogios e reclamações
Também é importante considerar as reclamações e os elogios dos clientes em relação ao seu supermercado. As queixas podem indicar algo que você precise melhorar nos serviços ou na organização da loja. Quanto aos elogios, eles servem para identificar o que aumenta a satisfação dos consumidores. O elogio é fácil de lidar, mas a crítica é dura. Os dois agregam ao seu estabelecimento, especialmente a crítica, e talvez por isso seja ainda mais valiosa. Muitas vezes uma reclamação pode não ser fruto de mero aborrecimento inevitável ou de um dia ruim do seu cliente, mas sim de uma falha na sua operação que merece atenção e correção o quanto antes. Esteja disposto a identificar isso quando alertado por um cliente.
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