Estima-se que a média de vendas por metro quadrado dos supermercados brasileiros é de cerca de R$ 2.100,00. Olhando esse dado, alcançar a meta de R$ 2.500,00 por metro quadrado não parece algo impossível. A verdade é que o patamar de R$ 2.500,00m2 é considerado um valor de referência mínimo para aquelas lojas mais eficientes, que conseguem atingir entre 5% a 6% de lucro líquido.
Mas quanto será a sua média atualmente? Para descobrir é fácil. Funciona basicamente assim, se o seu estabelecimento tem 150m2, você deveria estar vendendo em torno de R$ 375mil por mês. Se o seu estabelecimento tem 100m2, suas vendas mensais deveriam ser de aproximadamente R$ 250mil. E assim por diante.
Além desta análise, você deve considerar também o desempenho individual de cada setor da sua loja. Identificando os setores que estão vendendo bem e os setores que estão vendendo mal, você poderá promover adequações.
Também é muito importante se preocupar com o layout da sua loja. Ter um layout inteligente, organizado e prático é essencial para os desejados R$ 2.500/m². E quando falamos sobre layout, algumas preocupações e pontos principais devem ser considerados. Como é o caso da iluminação, que deve ser adequada para valorizar os produtos na prateleira e deixar o ambiente agradável. Já a distribuição do espaço precisa ser coerente e sem buracos ou acúmulos de produtos amontoados, quanto mais harmônica a distribuição dos produtos expostos, maior será a sensação de que seu supermercado tem tudo.
Não se esqueça da comunicação visual, que deve ser direta e com cores diferentes para sinalizar a divisão dos departamentos do seu estabelecimento, evitando a poluição visual. Lembre-se que investir nessas estratégias de layout de loja é investir na experiência do consumidor. E considerando que o seu objetivo é alcançar os R$ 2.500/m² no seu supermercado, é essencial que você cause uma experiência positiva ao seu cliente.
Sabe aqueles pontos extras? As ilhas promocionais, as pontas de gôndola, o frente de caixa e as fitas clip strip são exemplos de pontos extras excelentes para promover o aumento do ticket médio. Uma excelente forma de valorizar esses pontos extras é apostando em cross selling, isto é, venda cruzada. Exemplos de combinações perfeitas:
Cerveja + salgadinhos
Macarrão + molho de tomate + queijo-ralado + azeite de oliva
Vinhos + chocolate + queijos
Massa de pizza + molho de tomate + queijo + orégano
Morango + leite condensado
Carnes variadas + carvão + pão de alho + queijo coalho
Essas são apenas algumas sugestões de cross selling que você pode experimentar no seu supermercado, mas é claro que você deve também considerar o seu sistema de gestão de clientes para ter mais assertividade nas suas estratégias e fazer também outras combinações.
Já para o frente de caixa, o ideal é oferecer aqueles produtos que são “difíceis de recusar”. Por exemplo, chocolates, refrigerantes, salgadinhos, balas, entre outros. Esses itens são ótimos para aumentar o ticket médio das vendas e gerar uma sensação positiva aos seus clientes.
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