Uma das principais funções do gestor é realizar a gestão financeira do negócio. Por meio desta gestão financeira é que será possível o acompanhamento, controle e planejamento de todos os processos que envolvem o negócio, como os investimentos, pagamentos e recebimentos.
De fato, um gestor que sabe lidar com o dinheiro e fazê-lo render o máximo possível terá sempre vantagem sobre a concorrência. Mas como se colocar nessa posição de destaque?
No artigo de hoje vamos conhecer quais são as melhores práticas para realizar uma gestão financeira de excelência no seu negócio.
Realizar o controle de contas a receber
Realizar o controle de contas a receber na empresa consiste em controlar os recebíveis, isto é, as notas emitidas, vendas efetuadas a prazo, sejam elas através de cartão de crédito, cheques ou boletos.
Geralmente, essas informações têm origem em diferentes setores, por isso é importante ter um software de gestão integrado para que essas informações geradas nos setores sejam integradas no contas a receber.
Para se ter uma boa gestão do contas a receber é necessário que um colaborador acompanhe os lançamentos através de relatórios e consultas atentando-se para os vencimentos para que os clientes e fornecedores inadimplentes sejam cobrados e que os títulos pagos sejam baixados.
O controle de contas a receber evita que a empresa tenha prejuízos por inadimplência e mantém os recebíveis em dia, colaborando para que o fluxo de caixa da empresa mantenha-se saudável.
Realizar o controle de contas a pagar
Realizar o controle de contas a pagar consiste em relacionar as despesas que uma empresa possui, classificando-as por tipo de despesa e controlando os seus prazos de vencimento.
As informações do contas a pagar têm origem em diferentes setores, dentre eles a entrada de notas e os lançamentos manuais no próprio contas a pagar.
O controle do contas a pagar deve ser realizado por um colaborador que acompanha a movimentação dos lançamentos, conferindo vencimentos e efetuando as baixas dos títulos já pagos.
Este controle permite que a empresa acompanhe as despesas e efetue seu planejamento orçamentário, o que é fundamental para uma boa gestão financeira.
Realizar o fechamento de caixa na tesouraria
O fechamento de caixa faz parte da operação que a tesouraria de uma empresa realiza, efetuando o lançamento dos valores do fechamento de cada caixa para apurar divergências, como sobra e falta nos valores. É neste processo que informações importantes são apuradas e geradas para outros setores, como o contas a receber, por exemplo. Onde cheques, lançamentos de vendas em cartões e vendas a prazo a clientes são conferidas e gravadas.
O controle de fechamento de caixa é um processo realizado na tesouraria e um colaborador deste setor deve separar os malotes de cada operador de caixa, organizar os documentos e realizar o lançamento, preferencialmente em um sistema de gestão, que por sua vez deve fazer a apuração destes valores e apontar alguma divergência e gerar as informações para os demais setores do financeiro.
Realizar conciliação de cartões
A conciliação de cartões consiste em conferir os pagamentos realizados pelas administradoras de cartões, de acordo com as vendas que foram efetuadas. Após as vendas em cartões terem sido conferidas e gravadas no processo de fechamento de caixa na tesouraria, no contas a receber é possível acompanhar o vencimento destas vendas e se o que foi pago pela administradora está de acordo com os valores existentes no contas a receber.
A conferência dos recebimentos de vendas em cartões pode ser realizada manualmente através de relatórios ou, preferencialmente, de forma automática pelo sistema de gestão.
Realizar conciliação bancária
A conciliação bancária é a última etapa do controle financeiro de uma empresa, pois ela depende de informações geradas pelo contas a pagar, contas a receber e tesouraria, visto que se trata do controle de movimentação das contas da empresa.
Estas contas são divididas em caixa interno da empresa e contas bancárias, os saldos e lançamentos que compõem esses saldos destas contas, são controlados através de um sistema de gestão e devem ser um espelho da movimentação que nelas acontecem. A cada recebimento ou pagamento feito, uma conta é movimentada e desta mesma forma deve acontecer no sistema de gestão para que seja possível que um colaborador confira estes lançamentos, garantindo que os saldos existentes no sistema de gestão estejam de acordo com o saldo real das contas. Este processo permite a empresa utilizar os saldos existentes nas contas no acompanhamento de seu fluxo de caixa e serve também para auditar a movimentação evitando fraudes.
Gostou do artigo? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de um jeito esclarecedor e objetivo.