Você sabe o que é Social Listening? Se você ainda não conhece esse termo e não sabe como ele pode ajudar a sua empresa, está na hora de separar um tempo para se inteirar sobre o assunto. Social Listening em português quer dizer “escuta social”, o que significa escutar o que as pessoas têm a dizer, por meio das suas interações sociais. Sua empresa precisa estar sempre atenta às opiniões dos clientes sobre o seu negócio e investir em estratégias que ajudem a conhecer por completo as necessidades do seu público. É por isso, que no post de hoje, vamos conhecer o significado de Social Listening e saber quais as vantagens dele para o seu negócio.
O que é Social Listening?
Social Listening é o monitoramento, acompanhamento e análise de conversas e interações nas mídias sociais, seja em blogs, site ou redes sociais, de conteúdos que tem relação ou fale diretamente do seu negócio. Essa ação tem o objetivo de entender o comportamento do seu público e identificar os feedbacks orgânicos da sua empresa.
Como funciona o Social Listening?
Com os avanços tecnológicos e os diversos espaços para interação no ambiente digital, fica mais fácil para as empresas terem acesso a conteúdos de interesse direto para o seu negócio. O Social Listening é um processo de monitoramento e para isso, você precisa dominar palavras-chave que te levem a conteúdos relevantes para a sua empresa.
- O primeiro passo é monitorar o que os clientes estão falando, com o apoio de ferramentas que identifiquem essas interações.
- Ouça e entenda o que está sendo dito e separe o que é relevante para sua empresa.
- Com os conteúdos importantes em mão, interprete o que eles significam para o seu negócio.
- Por fim, transforme essas informações e dados em ações positivas e que irão impactar a sua empresa.
Vantagens
Agora que entendemos como o processo funciona, vamos conhecer as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.
Estudo de marca
Conhecer sua própria marca é fundamental para o sucesso do seu negócio. Assim, ao aplicar o Social Listening, você tem a possibilidade de dominar melhor sua marca e entender qual impacto ela causa no público. Nas interações online, as pessoas são cem por cento sinceras e compartilham opiniões e experiências, que nem sempre elas dariam diretamente para a sua empresa. Use essas informações para conhecer a imagem que seu negócio gera.
Apoio ao cliente
Muitas vezes, os clientes não dão feedbacks para as empresas e vão direto para as redes sociais fazer críticas ou elogios. Com o Social Listening, você consegue ter acesso a essas informações e ter uma dimensão maior da satisfação do seu público. Por meio dessa estratégia, você consegue identificar pontos negativos que devem ser desenvolvidos ou modificados e pontos positivos que devem permanecer, criando uma experiência assertiva para o seu cliente.
De olho na concorrência
Uma das maiores vantagens do Social Listening é que além de saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, é possível também acompanhar de perto o que está acontecendo com os seus concorrentes. É muito importante para toda empresa conhecer o mercado e estar inteirada sobre as ações das concorrentes, para desenvolver estratégias efetivas.
Ter mais informações sobre os seus clientes sempre ajuda a desenvolver estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio. Por isso, é sempre importante investir em ações para conhecer seu público. Quer mais dicas para vender? Acesse nosso blog e leia artigos como este sobre como estruturar estratégias de vendas. Acesse também o site da Linear Sistemas e saiba mais!