Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Você sabe o que é Social Listening?

  • outubro 1, 2020
Você sabe o que é Social Listening? Se você ainda não conhece esse termo e não sabe como ele pode ajudar a sua empresa, está na hora de separar um tempo para se inteirar sobre o assunto. Social Listening em português quer dizer “escuta social”, o que significa escutar o que as pessoas têm a dizer, por meio das suas interações sociais.

Você sabe o que é Social Listening? Se você ainda não conhece esse termo e não sabe como ele pode ajudar a sua empresa, está na hora de separar um tempo para se inteirar sobre o assunto. Social Listening em português quer dizer “escuta social”, o que significa escutar o que as pessoas têm a dizer, por meio das suas interações sociais. Sua empresa precisa estar sempre atenta às opiniões dos clientes sobre o seu negócio e investir em estratégias que ajudem a conhecer por completo as necessidades do seu público. É por isso, que no post de hoje, vamos conhecer o significado de Social Listening e saber quais as vantagens dele para o seu negócio.

O que é Social Listening?

Social Listening é o monitoramento, acompanhamento e análise de conversas e interações nas mídias sociais, seja em blogs, site ou redes sociais, de conteúdos que tem relação ou fale diretamente do seu negócio. Essa ação tem o objetivo de entender o comportamento do seu público e identificar os feedbacks orgânicos da sua empresa.

Como funciona o Social Listening?

Com os avanços tecnológicos e os diversos espaços para interação no ambiente digital, fica mais fácil para as empresas terem acesso a conteúdos de interesse direto para o seu negócio. O Social Listening é um processo de monitoramento e para isso, você precisa dominar palavras-chave que te levem a conteúdos relevantes para a sua empresa.  

  • O primeiro passo é monitorar o que os clientes estão falando, com o apoio de ferramentas que identifiquem essas interações.
  • Ouça e entenda o que está sendo dito e separe o que é relevante para sua empresa.
  • Com os conteúdos importantes em mão, interprete o que eles significam para o seu negócio.
  • Por fim, transforme essas informações e dados em ações positivas e que irão impactar a sua empresa.

Vantagens

Agora que entendemos como o processo funciona, vamos conhecer as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.

Estudo de marca

Conhecer sua própria marca é fundamental para o sucesso do seu negócio. Assim, ao aplicar o Social Listening, você tem a possibilidade de dominar melhor sua marca e entender qual impacto ela causa no público. Nas interações online, as pessoas são cem por cento sinceras e compartilham opiniões e experiências, que nem sempre elas dariam diretamente para a sua empresa.  Use essas informações para conhecer a imagem que seu negócio gera.

Apoio ao cliente

Muitas vezes, os clientes não dão feedbacks para as empresas e vão direto para as redes sociais fazer críticas ou elogios. Com o Social Listening, você consegue ter acesso a essas informações e ter uma dimensão maior da satisfação do seu público. Por meio dessa estratégia, você consegue identificar pontos negativos que devem ser desenvolvidos ou modificados e pontos positivos que devem permanecer, criando uma experiência assertiva para o seu cliente.   

De olho na concorrência

Uma das maiores vantagens do Social Listening é que além de saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, é possível também acompanhar de perto o que está acontecendo com os seus concorrentes. É muito importante para toda empresa conhecer o mercado e estar inteirada sobre as ações das concorrentes, para desenvolver estratégias efetivas. 

Ter mais informações sobre os seus clientes sempre ajuda a desenvolver estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio. Por isso, é sempre importante investir em ações para conhecer seu público. Quer mais dicas para vender? Acesse nosso blog e leia artigos como este sobre como estruturar estratégias de vendas. Acesse também o site da Linear Sistemas e saiba mais!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorConheça 5 vantagens de utilizar o conciliador de cartões
NextMarketing no supermercado: Você conhece bem?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!