Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Você sabe o que é Shopper Marketing?

  • dezembro 5, 2019
Faturar bem é o que toda empresa deseja, não é mesmo? Aqui, no Conexão Linear, já te demos diversas dicas para garantir que seu estabelecimento saia sempre no verde e na recomendação de hoje não será diferente. Grande parte da decisão de compra acontece quando o cliente está em frente a algum produto no ponto de venda.

Faturar bem é o que toda empresa deseja, não é mesmo? Aqui, no Conexão Linear, já te demos diversas dicas para garantir que seu estabelecimento saia sempre no verde e na recomendação de hoje não será diferente. Grande parte da decisão de compra acontece quando o cliente está em frente a algum produto no ponto de venda. É nesse local que você e sua equipe deve se atentar para proporcionar uma boa experiência. Neste post iremos esclarecer alguns pontos importantes que rodeiam o Shopper Marketing que te farão elaborar diversas estratégias voltadas a esse assunto. Fique atento!

O que é shopper Marketing?

Para explicar esse termo, primeiro vamos tratar o significado do termo shopper. Traduzida do inglês, a palavra significa comprador. Isso nada mais é do que a pessoa que vai até o seu estabelecimento e efetua a compra de algum determinado produto. Já o shopper marketing é o conjunto de estratégias que a loja elabora para melhorar ao máximo a experiência durante o período em que o cliente está em sua loja.

Introduzido no Brasil no final dos anos 2000, o conceito foi criado diante necessidades dos profissionais de Vendas e Promoções que queriam entender qual o comportamento das pessoas no momento da compra. Assim, o shopper marketing foi elaborado para transmitir informações úteis aos compradores para que eles tenham seus desejos, expectativas e necessidades atendidos com os produtos oferecidos. Desse modo a empresa será capaz de mensurar a satisfação que está proporcionando e estabelecer as peças de comunicação da loja, definir a ordem dos produtos e garantir que o cliente tenha suas expectativas supridas.

O shopper marketing é essencial para o bom relacionamento entre você e seu cliente. Pois é assim que a empresa conhece seu público consumidor e consegue adotar estratégias relacionadas aos perfis de compra.

Qual a diferença entre o shopper e o consumidor final?

Os dois termos não são sinônimos e, para que não haja dúvidas, vamos te explicar a diferença entre eles. O shopper, como já dissemos, é aquele que vai até a loja e realiza o processo de compra. Nem sempre eles serão os mesmos porque o consumidor final é justamente aquele quem consome o produto comprado.

Por exemplo quando você vai ao shopping para comprar algum presente para seu amigo. Naquele momento o seu papel é o de shopper e o shopper marketing é voltado para as melhores experiências que você pode alcançar durante a escolha do produto. Ele é responsável por elaborar estímulos que irão fazer o cliente optar por um ou outro produto exposto no ponto de venda.

Conheça algumas estratégias do Shopper Marketing

Fique por dentro de algumas práticas que irão te fazer se atentar a essa prática!

  • Posicionamento de produtos

Atualmente existem diversos estabelecimentos que trabalham com uma variedade de produtos específica para cada tipo de público. Isso é importante para que não haja conflitos de mercadorias expostas no seu estabelecimento e que haja reconhecimento e consumo por parte do público para os produtos. Se isso não for levado em conta, pode acarretar um comportamento negativo do cliente.

  • O processo começa antes do cliente entrar na loja

A todo tempo o shopper é atingido por estratégias de marketing que o fazem consciente e incidentemente optar por um determinado mercado. Desse modo, é altamente importante a elaboração de estratégias de marketing em mídias sociais e canais em que possa atingir muitas pessoas.

  • Experiência de compra

Um dos pontos mais importantes na elaboração de estratégias para o shopper marketing é a dedicação em criar uma boa experiência de compra. Lembre-se de tornar o ambiente mais convidativo e agradável possível para que o consumidor se sinta confortável em seu ambiente. Foque na qualidade do atendimento e na praticidade em comprar algum produto, assim o shopper irá voltar mais vezes o que valida seu esforço.

Esperamos que com o post de hoje você possa ter entendido um pouco mais sobre essa grande oportunidade de proporcionar a melhor experiência para o seu consumidor. Quer aprender mais sobre estratégias de fidelização de clientes? Acesse este post e fique por dentro!

 

 

 

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorBI no Varejo: conheça as aplicações e benefícios
NextE quando os robôs forem capazes de fazer o trabalho por nós?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!