Ter cartão fidelidade pode garantir a satisfação de ver um cliente retornar à sua loja, realmente fidelizando-o a fazer suas compras somente em seu negócio. Isso porque o cartão fidelidade trata-se de um cartão de uso exclusivo do estabelecimento e que pode aparecer em vários tipos.
A primeira opção é como cartão de crédito e permitir que as pessoas parcelem suas compras, por exemplo. A segunda é oferecer descontos ou resgate de pontos em prêmios.
O cartão fidelidade é responsável por oferecer algo extra para quem faz a compra. Quando há descontos, por exemplo, a pessoa sente que leva muito mais do que aquilo que paga. Principalmente, sente-se valorizada pelo seu estabelecimento. Com um relacionamento próximo, a fidelização se concretiza e os indivíduos voltam outras vezes. Com o cartão fidelidade, seu cliente acumula pontos a cada compra e isso o incentivará a comprar outras vezes no mesmo local.
Além de incentivar o retorno, é possível reconhecer quem são os principais compradores em seu estabelecimento. Com a análise da adesão ao cartão fidelidade, talvez você veja que há alguns clientes que percorrem os corredores do seu supermercado várias vezes por semana ou até em diversos momentos do dia. E inclusive poderá notar que alguns clientes gastam mais e, diante disso, conseguirá adotar premiações ou benefícios para não perder essas pessoas.
Pense, por exemplo, em um cartão que oferece um percentual de desconto progressivo no total da compra. Por exemplo, 5% a cada 150 reais em compras, 10% a cada 300 reais em compras e 15% a cada 450 reais em compras. O percentual pode ser definido por você, dentro da sua realidade de negócio, mas o importante é que o percentual de desconto vá aumentando conforme aumenta o valor da compra, incentivando o cliente a comprar mais. Na prática, isso significa valorizar quem consome com intensidade no seu estabelecimento e elevar a satisfação.
Diante da concorrência, contar com um cartão fidelidade faz com que o seu supermercado saia à frente dos concorrentes. Afinal, muitos estabelecimentos não conhecem o potencial dessa alternativa ou acham que ela não vale a pena. Ao ser pioneiro nessa oferta, é possível se destacar e atrair mais e novos compradores.
Por fim, podemos concluir que as vantagens do cartão de fidelidade estão ligadas à percepção e ao interesse dos consumidores. Por isso, com essa oferta de incentivos e benefícios, é mais fácil fazer o seu negócio se destacar nas vendas.
Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, assine nossa newsletter e siga nosso perfil no Linkedin .