Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber para evitar perdas de FLV

  • dezembro 17, 2020
As perdas de FLV (frutas, legumes e verduras) no supermercado são comuns e podem representar um grande prejuízo. A busca por alimentos saudáveis e orgânicos tem crescido e a seção de FLV ou o hortifruti são um dos setores mais procurados pelos consumidores.

As perdas de FLV (frutas, legumes e verduras) no supermercado são comuns e podem representar um grande prejuízo. A busca por alimentos saudáveis e orgânicos tem crescido e a seção de FLV ou o hortifruti são um dos setores mais procurados pelos consumidores. Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), as perdas de FLV representaram no ano passado uma baixa de 5,54% no faturamento do setor supermercadista. Entre os principais fatores para as perdas estão problemas na produção e comercialização, a falta de qualidade nos produtos, transporte e armazenamento indevido e a ambientação incorreta dos itens, já que alguns precisam de refrigeração e outros de temperatura ambiente.

Dessa forma, no post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber para evitar as perdas do FLV.

Bons produtos

Seja exigente e selecione boas opções para ter disponível produtos com qualidade superior. Um dos principais fatores para a perda de FLV são os produtos de baixa qualidade, que já chegam na loja sem condições para consumo ou que se perdem nas gôndolas no momento em que o cliente realiza a compra. Por isso, é preciso muita atenção e rigor no processo de seleção de produtos, desde a escolha da origem deles até o armazenamento correto na sua loja.

Fornecedores

No momento de escolher seus fornecedores, pesquise no mercado todas as possibilidades, para encontrar os que atendam as necessidades do seu negócio e tenham o melhor custo-benefício. Os fornecedores são fundamentais para que você ofereça bons produtos para os seus clientes e para evitar as perdas de FLV. Pense que a colheita, comercialização e transporte são etapas realizadas por seus fornecedores e que essa fase irá impactar no produto final. Crie uma rede de apoio com eles para ser assertivo na compra dos itens de FLV. 

Boa conservação

Não adianta nada ter bons fornecedores se você não garantir a conservação dos seus produtos. Cada item demanda certo cuidado no momento do armazenamento, que vão desde a refrigeração até a embalagem adequada. Invista em um local para o depósito correto de cada item e tenha uma equipe treinada e preparada para cuidar e selecionar os produtos que irão chegar ao consumidor final.

Controle de estoque

Ter um controle de estoque efetivo é muito importante para evitar as perdas de FLV. A sua equipe deve desenvolver uma boa gestão de estoque, para identificar a rotatividade dos produtos de hortifruti, que tem uma validade menor que outros itens do supermercado, garantindo que eles estejam em boas condições para venda. Outro ponto relevante é definir a quantidade de cada produto, para que eles não fiquem parados no estoque e percam a qualidade e validade. No geral, um bom controle de estoque resulta em uma perda menor de itens de FLV e assegura os melhores produtos para os seus clientes.

Plano de prevenção de perdas

Mais importante do que todas as dicas que demos anteriormente, é você desenvolver na sua empresa um bom plano de prevenção de perdas. Coloque um dos seus colaboradores responsável por fiscalizar todas as etapas dos produtos FLV, desde a conferência na chegada da mercadoria a sua loja até a disponibilização nas gôndolas. Ao identificar um problema no processo, é possível desenvolver estratégias e soluções, que irão ter pouco impacto no seu lucro.

Desenvolva as dicas que listamos neste artigo e veja como a perda no FLV vai diminuir e você obterá ótimos resultados para a sua empresa. Entre em contato com a Linear e invista em um sistema ERP, para colher os benefícios que ele pode proporcionar.

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorQuer ganhar mais dinheiro? O uso do Telegram no seu negócio pode ajudar!
NextRuptura de estoque: você conhece bem?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!