Não é novidade para ninguém que o mundo está cada vez mais conectado e que sua empresa precisa se preparar para essa hiperconectividade. Os dispositivos móveis proporcionam uma experiência diferente para os consumidores com seu negócio. Agora, você tem a opção de explorar as redes sociais e desenvolver um site ou blog para sua empresa e assim, atrair um novo público para a sua loja. Mas antes de querer aplicar estratégias baseadas na hiperconectividade, é preciso entender esse conceito e saber que ele não mudou apenas a relação do consumidor com as empresas, mas também a distribuição e produção de informações.
Dessa forma, nesse artigo, vamos saber se sua empresa está preparada para a hiperconectividade.
O que é hiperconectividade?
A palavra hiperconectividade não tem um significado oficial, mas aponta para o fato das pessoas estarem cada dia mais conectadas. Como podemos perceber, atualmente existem soluções digitais para praticamente todas as tarefas do dia a dia e as pessoas tem acesso em livre escala a dispositivos tecnológicos. A hiperconectividade também se refere as novas formas de comunicação, com a internet e redes sociais, que transformaram a forma de acesso a informações.
Como a hiperconectividade atua nas empresas?
Após conhecermos o significado de hiperconectividade, é hora de entender como ele atua nas empresas. Toda geração de dados e informações por meio de dispositivos tecnológicos é a hiperconectividade inserida na sua empresa. Aplicativos, pesquisa de público nas redes sociais, venda online, comunicação com clientes pela internet, mostram como os negócios precisam da tecnologia para existir. É fundamental usar a hiperconectividade para gerar dados e usar eles para definir estratégias e entender onde sua empresa está posicionada.
Quais os desafios?
É muito importante saber que, apesar da hiperconectividade proporcionar diversas vantagens para o seu negócio, existem desafios relacionados a ela. Com os consumidores sempre conectados, a concorrência no mercado cresceu e agora os clientes dão mais valor para um bom atendimento do que para a tradição da empresa. Mudanças tecnológicas ocorrem o tempo inteiro, o que exige que o seu negócio esteja sempre atento e se adapte as inovações e tendências. O tempo de consumo também mudou e as pessoas querem novidades o tempo inteiro, então é preciso estar preparado para a produção em massa de conteúdos novos e atualizar com frequência seus produtos.
Quais são as vantagens da hiperconectividade?
Depois de descobrir os desafios, vamos entender quais as vantagens da hiperconectividade, para melhorar o desempenho da sua empresa.
Segurança dos dados
Antigamente, pouco se falava sobre o armazenamento de dados de uma empresa, já que tudo era feito manualmente e se você perdesse algum documento ou registro, não tinha o que fazer. Atualmente com a tecnologia e a hiperconectividade, é possível armazenar todos os dados gerados no seu negócio e garantir sua segurança. Porém, outro ponto fundamental é seguir as regulamentações da Lei de Proteção de Dados, uma norma criada para proteger as informações de pessoa natural ou por pessoa jurídica (colaboradores, fornecedores e clientes). Ter a segurança dos dados é importante tanto para você, como para as pessoas que integram o seu negócio e essas informações direcionam sua empresa para as estratégias que ela deve seguir.
Padronização
Com a sua empresa hiperconectada, é possível padronizar processos e registros de informação. Com um sistema, todos os setores podem armazenar e categorizar as informações em um mesmo lugar e os processos internos podem ser otimizados com o apoio da tecnologia.
Análise de dados
Como falamos ter em mãos os dados do seu negócio é essencial para o futuro. Com os dados armazenados, categorizados e padronizados, fica mais fácil fazer a análise dessas informações e traçar as ações que devem ser implantadas para melhorar os resultados da sua empresa.
Com o apoio da tecnologia e dos dispositivos, tanto os da sua empresa quanto os aparelhos pessoais, informações são geradas e processos facilitados. Muitos empresários podem ficar receosos de automatizar sua empresa, mas saiba que esse é futuro do mercado e quem não acompanhar, ficará para trás.
Se você gostou deste artigo e deseja entender melhor a importância da tecnologia, leia agora o nosso texto que apresenta o impacto das gerações Z e Millennials no seu negócio. Gostou deste artigo? Quer receber todos os conteúdos que postamos aqui no blog a partir de hoje? Então, assine a nossa newsletter para não perder nada.