Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Seções mais lucrativas de um supermercado

  • fevereiro 8, 2022

No varejo alimentício, cada seção tem suas próprias particularidades, mas é claro que existem seções mais lucrativas. Identificar essas seções é muito útil e eficiente para a elaboração de estratégias para aumentar ainda mais os ganhos do seu negócio.

AÇOUGUE

O açougue tem grande participação no faturamento do varejo alimentício. Entretanto, ao mesmo tempo em que a lucratividade dessa seção pode te levar ao paraíso, ela também pode te levar às ruínas. Isso acontece porque, apesar de ser uma seção lucrativa, é muito fácil e comum levar grandes prejuízos. Um exemplo disso é a fraude, bastante comum entre açougueiros, de vender para o cliente um corte mais caro com o preço do mais barato. Além da má-fé – que é intencional – nesta seção seu negócio ainda está sujeito à ignorância e despreparo da mão-de-obra, que pode fazer cortes errados, desperdiçar peças de carne, fazer a conservação inadequada e estragar produtos, atender mal o cliente, não seguir normas de condutas sanitárias, e diversos outros requisitos intrínsecos e necessários ao desempenho minimamente aceitável da profissão.

Realmente é difícil conseguir contratar um bom funcionário para este setor, mas a solução para contornar esse problema é suprir as defasagens. Isso significa que, se o funcionário ideal não existe, você precisará cria-lo. Ofereça treinamento ao funcionário para que ele se qualifique à altura do cargo que ocupará. Esse com certeza é um investimento que vale a pena, apesar de sempre existir a possibilidade de perder o funcionário para outra vaga no dia seguinte, a temida rotatividade característica do setor varejista. Mas treinar alguém que faça o trabalho como tem que ser feito, é muito mais vantajoso financeiramente do que demitir um funcionário ruim, pagar seus direitos e ir atrás de outro para substituí-lo urgentemente, ou de ficar com o funcionário ruim dando prejuízos financeiros todos os dias na seção.

Para aumentar a lucratividade ainda existem outras possibilidades muito interessantes, como aumentar o mix de produtos e vender mais opções de corte. Vender produtos embandejados e carnes já temperadas proporciona praticidade para o seu cliente e lucro para a seção.

PADARIA

A padaria é uma das seções que mais contribuem percentualmente para o aumento da margem bruta de lucro do supermercado. A fabricação própria permite a diversificação de produtos, sabores e versões, o que pode ser um grande diferencial para os clientes. Além disso, essa grande variedade permite oferecer produtos nas mais diversas faixas de preços, atraindo também clientes de todas as faixas de renda.

Oferecer ao cliente uma diversificação nessa seção é o segredo. Não se restrinja a oferecer apenas o tradicional pão francês. O ideal é ofertar diversos produtos como pães doces, brioches, salgados, bolos e outros. Para além disso, agregar uma lanchonete à padaria do supermercado faz com que essa seção se torne ainda mais vantajosa.

HORTIFRÚTI

Os consumidores brasileiros gostam muito dessa seção e compram muitos produtos frescos, como folhas, frutas e verduras. É por esse motivo inclusive que a feira é tão popular no país. Essa seção também precisa de um cuidado especial na hora da comercialização, uma vez que esses alimentos devem passar pelo padrão de segurança alimentar exigido, garantindo que a manipulação ocorra de acordo com as melhores práticas.

Do ponto de vista do consumidor, é fundamental que os produtos disponibilizados estejam frescos e com boa aparência. Além disso, por ser um setor geralmente movimentado, é importante que o espaço de circulação seja adequado.

Todos os produtos do hortifrúti são de alto giro e impactam diretamente na lucratividade do seu negócio. O segredo para ter sucesso é aliar o bom preço à qualidade. Não é necessário praticar preços baixíssimos e oferecer produtos de primeira qualidade, porque isso significaria prejuízo na certa. Mas a verdade é que um produto em boas condições e com um preço dentro da expectativa pelo o que ele vale é o que vai conquistar seu cliente e fazê-lo comprar mais.

Para além de tudo isso, vale a pena lembrar que os produtos do hortifrúti, em sua maioria, são produtos sensíveis, que precisam de cuidados de armazenamento, exposição e higiene para que não se deteriorem. É muito comum que produtos estraguem de um dia para o outro no hortifrúti, e isso obviamente significa dinheiro perdido. Por isso, além de zelar belas boas condições de conservação desses produtos, tenha um alinhamento bastante realista sobre as quantidades a serem compradas a cada pedido de compra.

Ter atenção e cuidado com todas essas seções em destaque pode ser o grande diferencial da sua empresa. Lembre-se, por fim, que é importante focar nas seções mais lucrativas de um supermercado, mas não somente nelas. Afinal, mesmo aquelas que não apresentam desempenho tão relevante contribuem para o resultado financeiro da empresa.

Gostou do artigo? Então fique conectado ao nosso blog para saber sempre mais sobre o seu setor. Até breve!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorDicas para precificar seu produto ou serviço
NextDicas para você ter um atendimento em sua lojaPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!