O mercado atual se mantém focado, por muitas vezes, nos mais jovens. Só que há outro público se destacando como um dos que mais consumirão nos próximos anos: o sênior. Uma pesquisa realizada pela Tetra Pak mostra que os consumidores acima de 60 anos (que categoriza o público sênior) gastarão cerca de R$ 31,8 trilhões em 2020.
Esse consumidor possui suas necessidades claras. Com uma renda um pouco maior e as preocupações definidas, o sênior visita os pontos de venda cerca de 88 vezes ao ano. 7 vezes a mais que a média da população.
Desse modo, iremos te aconselhar em como preparar seu estabelecimento para esses consumidores exigentes!
Decisão de compra
O estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas Estatísticas, mostra alguns pontos interessantes a serem examinarmos acerca desse público.
Os resultados mostram que 86,4% deles dizem que são os responsáveis pelas compras realizadas em suas residências. Cerca de 8,8% dos entrevistados dizem que são seus cônjuges que tomam as decisões de compra. Então, procure focar suas ações para que seu cliente se sinta incluído como parte de seu público.
Fatores de experiência
Segundo a pesquisa feita com 434 seniores, os pontos que mais prejudicam a experiencia do cliente para esse público são os mesmos do geral: filas grandes, atendimento ruim e lojas cheias. Trabalhe em cima das críticas atuais e procure sempre melhorar a experiência do cliente como um todo.
O público sênior também faz compras digitais
De acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores com mais de 60 anos já fizeram compras online e 23,9% já compraram por meio do smartphone. Isso mostra que esse público atualmente já está inserido no mercado digital, o que quebra imagem de que idosos são analfabetos digitais. Mas, mesmo assim, eles ainda possuem uma preocupação em compras feitas na internet.
Avaliação dos produtos
Os seniores fazem parte de um público exigente e crítico. Segundo a Tetra Pak, 88% deles, avaliam e priorizam a qualidade do produto como fator crucial para a compra. 59% dos entrevistados pagariam mais caro, só pelo fator qualidade. A pesquisa entrevistou mais de 40 mil pessoas, de 27 países, incluindo o Brasil. Busque melhorar sempre a qualidade de seu produto para ser referência no mercado.
Esperamos que com esse post, você lojista, se não faz, comece a voltar os olhos também para esse público. Produzimos um material gratuito com o objetivo de te ajudar com o marketing em seu estabelecimento. Acesse!