Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Saiba os principais tipos de inventário para sua loja

  • novembro 9, 2020
Inventários de estoque, apesar de serem muito conhecidos no meio varejista, poucas empresas fazem uso desta ferramenta, seja pelo custo que ele representa ou por desconhecimento da operação. Por este motivo, vamos colocar aqui algumas dicas e as principais diferenças entre os tipos de inventário.

Inventários de estoque, apesar de serem muito conhecidos no meio varejista, poucas empresas fazem uso desta ferramenta, seja pelo custo que ele representa ou por desconhecimento da operação. Por este motivo, vamos colocar aqui algumas dicas e as principais diferenças entre os tipos de inventário.

Por que fazer inventário?

Fazer um inventário nem sempre é fácil, requer atenção, investimento em mão de obra qualificada e tempo, mas então por que fazer um inventário? Olhando assim não parece muito vantajoso, não é mesmo? Para ajudar a responder essas perguntas, listamos aqui os principais motivos para se fazer um inventário.

O primeiro bom motivo para se fazer um inventário, é o saldo de estoque no seu sistema de gestão. Com ele você pode saber a quantidade que tem de cada produto e sabendo a quantidade de cada produto, decidir a necessidade de comprá-los, evitando a falta do item na loja ou evitando a compra em excesso.

O segundo bom motivo é a apuração de divergências. Se você conta periodicamente o estoque da sua empresa, entre uma contagem e outra, você pode identificar diferenças de estoque. Estas diferenças podem ser causadas por desvios, furtos ou falha em algum controle operacional do estoque. Sabendo dessas diferenças, é possível buscar as causas para corrigi-las ou até mesmo gerar uma nota fiscal de perdas das quantidades faltantes.

O terceiro bom motivo para se fazer inventário é a previsão dos impostos a recolher sobre estoques no final do ano, se as quantidades do seu sistema de gestão estão alinhadas com seu estoque físico, você pode ter uma previsão do imposto que terá pagar no final do exercício.

Inventário geral ou balanço geral

Neste tipo de inventário é feita a contagem de todo o estoque da empresa, incluindo a área de venda e depósitos, sendo necessário a organização dos itens no depósito e loja. A contagem pode ser feita até de forma manual, mas recomenda-se ter um sistema de gestão e coletores de dados para facilitar o trabalho, já que a quantidade de itens e a variedade podem ser bem grandes. Uma boa dica para facilitar esta contagem, como falamos acima, é organizar os itens nas gôndolas e no depósito, já que este alinhamento agiliza na hora da contagem. Além da organização, outra boa prática é a redução do volume de compras. Comprando menos alguns dias antes do inventário, serão menos itens para contar, o que significa menos trabalho e menos erros.

O inventário geral é feito com menos frequência do que os outros tipos de inventário, geralmente uma vez ao ano ou trimestralmente, ficando a cargo da empresa decidir esse ciclo. Seu objetivo principal é implantar saldo inicial no estoque da empresa no sistema de gestão ou para alguma obrigação fiscal.

Inventário rotativo

No inventário rotativo, diferentemente do inventário geral, a contagem dos itens não é feita na sua totalidade, mas sim em categorias ou seções dos itens.

Estas categorias são grupos de produtos de um mesmo tipo, facilitando assim o fracionamento da contagem dos produtos. Então, ao invés de se contar todas as mercadorias existentes na loja, é feita somente a contagem de um ou mais tipos de produtos.

Fazendo a contagem desta forma, dividindo os itens, permite-se fazer inventários com mais frequência, já que não é necessário mais contar todos os produtos. Geralmente são escolhidas de uma a cinco categorias para serem contadas todos os dias, assim em poucos dias, toda o estoque da empresa terá sido contado.

As principais vantagens do inventário rotativo em relação ao geral, é a periodicidade, pois os itens poderão ser contatos com mais frequência, a manutenção do estoque mais atualizada e a apuração e correção das divergências em um menor espaço de tempo.

A contagem de através de inventário rotativo permite agregar outros benefícios durante a contagem, como por exemplo, a  verificação da validade, visto que o número de itens contados é menor, tornando possível a execução deste controle.

O inventário rotativo pode ser feito de duas formas, a sequencial ou a por curva ABC. Na sequencial, a escolha das categorias ou seções a serem contadas segue apenas uma sequência do cadastro de produtos ou do layout da exposição dos produtos na loja. Já na contagem feita por curva ABC, as categorias são escolhidas pelos produtos que tem mais movimentação.

A forma mais recomendada é a por curva ABC, pelo fato que os itens com maior movimentação, estão mais sujeitos a desvios, erros operacionais nos controles de estoque, excesso de compras ou rupturas.

A contagem dos itens pode ser feira manualmente através de um formulário com os itens ou coletor de dados, para que o sistema de gestão seja alimentado posteriormente. É recomendado que as categorias ou seções definidas para o inventário, sejam contadas com a loja fechada e que uma quantidade adequada de seções seja escolhida para que os colaboradores deem conta de concluir a contagem.

Esperamos que este post tenha sido útil para você! Continue acompanhando a gente e fique por dentro de tudo do varejo. Se gostou, curta o post, assim podemos produzir conteúdos relacionados aos assuntos que vocês têm mais interesse.

Fonte: Diário do Varejo

Post: 

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorRetenção de clientes: você conhece bem?
NextSaiba como manter a confiança do consumidor com a alta dos preçosPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!