Uma das datas mais importantes para o mercado se aproxima. A Black Friday abre portas para uma movimentação bilionária e faz parte de uma das datas-chave mais importantes para o período de compras durante o ano. Na edição de 2017, a temporada gerou mais de R$ 2 bilhões em vendas no país. Esse é um dos indícios de que você como lojista não deve ficar de fora desta grande promoção. Despertar o interesse do seu potencial cliente é imprescindível para garantir que eles voltem e aproveitem as ofertas. Por isso, separamos algumas curiosidades e dicas para que fique inteirado do assunto e consiga faturar o máximo possível com seu negócio.
A Black Friday
Originada nos Estados Unidos, a data é determinada de acordo com o feriado do Dia de Ação de Graças, que ocorre sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Sua origem é incerta, segundo o site da Black Friday no Brasil, a expressão nasceu no final do século XIX depois que duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia, no caso, uma sexta-feira. Outra teoria diz que os policiais da Filadélfia nos anos 60 criaram o termo para se referir ao trânsito caótico do dia depois ao feriado. Assim, as lojas aproveitavam o grande movimento e faziam promoções para quem passasse por perto. Logo depois o nome se tornou referência e acabou espalhando ao redor do país.
O termo chegou no Brasil em 2011 e, diferentemente dos EUA, aqui os primeiros passos foram dados na internet pelo portal Busca Descontos. Neste ano (2019), ela acontece dia 29 e sempre marca a abertura do período de compras de fim de ano.
Agora que você conhece um pouco da origem e adoção da data no mercado, é hora de aprender algumas estratégias para passar por ela do melhor jeito possível, confira!
Foque tanto na compra presencial quanto no e-commerce
Segundo uma pesquisa realizada pela Google na plataforma Thinking With Google, você deve integrar tanto as vendas online quanto as presenciais. Garanta que o consumidor tenha uma experiência mais omnichannel possível, ou seja, que otimize todos os canais utilizados por sua organização. Isso coloca o poder de escolha de onde e quando comprar na mão do cliente. “Ainda que o peso do digital seja enorme na Black Friday, muita gente tem optado por fazer suas compras offline, ou então por retirar na loja física as compras feitas pela internet” fala a pesquisa.
Tome cuidado para não ser acusado de “Black Fraude”
Esse termo surgiu logo depois de a data ser adotada no Brasil. Isso porque algumas das lojas que começaram a aplicar o nome da promoção foram acusadas de aumentar os preços antes da data e promover ‘falsos descontos’.
De acordo com uma divulgação feita pela Fundação Procon, a maioria das reclamações (34,23%) da Black Friday em 2018, foi em relação às propagandas enganosas. Por isso, fique atento para não fazer parte da chamada “lista suja”, que é publicada dias antes do evento pelo órgão, com o endereço dos sites a serem evitados durante a promoção.
Elabore planos de contingência
Assim como outras datas propensas para o mercado como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, os donos de empresas devem se preocupar em preparar para que ocorra tudo bem. Como é um período onde há um grande fluxo de pessoas ao mesmo tempo, sua organização deve se preparar para emergências. Imagine o que pode dar errado e elabore planos de ação para resolver aquela situação o mais rápido possível. Fique atento em sempre checar seu estoque antes de anunciar algum produto. Uma boa estratégia é traçar planos e cronogramas para a chegada das mercadorias se caso ela esgote.
Outro exemplo é a implantação da NFC-e em sua loja. Uma de suas características é poder emitir cupons fiscais mesmo sem a conexão com a Secretaria da Fazenda. Essa ação é chamada de emissão em contingência, saiba mais aqui.
Trabalhe com e-mails marketing
A criação de campanhas de marketing voltadas especialmente para a divulgação de e-mails marketing é uma estratégia importante durante essa temporada. Isso porque segundo a pesquisa Content Trends realizada pela Rock Content, aproximadamente 46% das empresas brasileiras utilizam e-mail marketing para disparar conteúdo promocional. A pesquisa mostra que ainda muitas empresas não utilizam esse método, o que pode ser um espaço promissor para você lojista se destacar em seu ramo de atuação. Foque em temas como anúncio de vendas, promoções, contagem regressiva para descontos e exclusividade de acesso, pois são ótimas alternativas para aumentar as taxas de conversão para seu negócio.
Aproveite a abertura de uma das temporadas mais importantes do mercado!
A Black Friday está estabelecida e promete gerar lucros como nunca. Aproveite a época para se mostrar como uma empresa organizada e inovadora aos seus clientes. Além de preparar estratégias de divulgação como visto nesse post. Acompanhe nosso blog que sempre tratamos de diversos temas importantes do mercado tecnológico!