O Pix tem sido muito comentado e movimentou o país desde que foi anunciado pelo governo do Brasil. Pix é um sistema digital desenvolvido pelo Banco Central, onde é possível realizar pagamentos instantâneos 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano. Com essa nova modalidade, as transações se tornaram mais rápidas e simples, oferecendo um atendimento mais otimizado. Na realidade, já existiam modalidades de pagamento digitais como a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Crédito), mas essas formas de transferência têm algumas limitações, como o valor e o tempo para serem depositadas. O Pix foi desenvolvido exatamente para facilitar esse processo e eliminar esse tempo, para que os valores caiam na conta de forma instantânea.
Dessa forma, no artigo de hoje, você vai saber como Pix pode ajudar nas vendas do varejo e quais mudanças ele vai promover.
Como funciona o Pix?
O Pix aparece como uma opção nos aplicativos de bancos e de instituições financeiras, onde é possível realizar pagamentos e transferências em poucos segundos. Desde o dia 5 de outubro de 2020, já é possível cadastrar suas chaves do Pix nos bancos que você tem conta. A chave do Pix é uma espécie de senha que permite que você realize suas transações sem precisar do número da conta e da agência. A chave só é usada para receber valores, o que torna o processo seguro.
Rapidez nas transações
A principal característica do Pix e que é um facilitador no momento do pagamento, é a rapidez nas transações. Essa modalidade otimizou esse processo e o cliente consegue realizar a transferência do valor da compra no momento do atendimento. Diferente do pagamento no cartão de débito, em que o valor é transferido para a conta do varejista em até dois dias úteis, o Pix realiza esse processo de forma instantânea, melhorando seu controle de caixa.
Segurança
Outra vantagem que acompanha essa rapidez nas transferências de valores, é uma maior segurança operacional. Com tudo sendo feito em tempo real e de forma instantânea, seu negócio garante o recebimento do valor das vendas e até o pagamento de fornecedores, assim que a operação é finalizada. As operações feitas pelo Pix têm um caminho mais curto e não precisam passar, por exemplo, por empresas de pagamento, como acontece com as vendas feitas por cartão.
Melhora na experiência do cliente
O que o varejo sempre procura oferecer para o consumidor é uma experiência positiva para garantir a fidelização. Com o Pix, a tarefa de otimizar o atendimento se torna mais fácil, já que com o pagamento sendo feito por esse sistema, o cliente não precisa enfrentar filas ou esperar o atendimento. A sua empresa pode oferecer ainda, vantagens para os clientes que optarem por pagar suas compras com o Pix, como descontos e brindes, para estimular que seu público adote esse processo. Para as vendas online, o Pix é ainda mais interessante, possibilitando a finalização e pagamento da compra em tempo real.
Menos inadimplência
A inadimplência é um problema sério enfrentando por muitas empresas e que prejudica muito o lucro final. Com o Pix, o cliente tem a opção de fazer a transferência de forma instantânea e por meio de um smartphone, diminuindo as chances de atrasos nos pagamentos. Os sistemas digitais de pagamento anteriores ao Pix já eram importantes para a diminuição da inadimplência e com toda certeza, essa atualização e modernização de transferências de valores chega para ajudar o varejo.
Esperamos que o post de hoje tenha ajudado de alguma forma você lojista a entender melhor a importância do Pix para o varejo e como ele pode ajudar nas vendas. Quer saber mais sobre formas de pagamento? Então confira as modalidades das máquinas de cartão.