Com as novas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas terão que se adaptar a essas mudanças. As normas entrarão em vigor em janeiro de 2021 e tem o objetivo de proteger dados de pessoas físicas e a forma como esses dados são armazenados. Para que você consiga se preparar para essas mudanças, é preciso que seu sistema ERP seja adaptado, para que ele atue em apoio ao cumprimento das exigências da lei.
Por isso, no artigo de hoje, vamos te dar dicas de como adequar o seu sistema ERP, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Entenda a LGPD
O primeiro passo para iniciar as mudanças é entender a lei e saber como ela vai impactar no seu negócio. Toda empresa que utiliza dados de pessoa física, seja de clientes, colaboradores ou fornecedores, agora deverão seguir regras na capitação, armazenamento e utilização dessas informações, para preservar a privacidade do detentor dos dados. Então, como todo negócio em algum momento trabalha com dados pessoais, a sua empresa deverá adaptar o seu ERP, para garantir o sigilo dos dados armazenados e para atender a solicitação de alguém que não queira que seus dados fiquem disponíveis.
Para entender melhor, leia o artigo que fizemos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.
Limitar o acesso aos dados
Como o objetivo principal da LGPD é proteger informações e garantir a privacidade das pessoas, você precisa limitar o acesso dos seus funcionários aos bancos de dados. Deixe que apenas os setores que precisam trabalhar com essas informações, tenham acesso. O sistema ERP pode auxiliar com filtros, que limitem o acesso apenas para funcionários autorizados, facilitando o controle.
Sistema de autorização
Agora que as pessoas podem solicitar a exclusão de seus dados, o ERP deve ter um sistema de autorização, para que sua empresa utilize esses dados. O software pode disponibilizar um termo de autorização, para que os usuários permitam o uso de suas informações. Essa autorização é uma opção, para que você possa assegurar o uso de dados, cumprindo as normas da LGPD.
Defina um responsável
É muito importante que uma pessoa seja encarregada, para acompanhar o armazenamento de dados na sua empresa, garantindo que todas as normas estejam sendo aplicadas e cumpridas. O sistema ERP já integra essas informações e pode monitorar as atividades do uso dos dados, conservando a privacidade e direito do detentor.
Segurança
Um fator que você deve prestar atenção é se seu sistema assegura os dados que estão em pose da sua empresa. O software deve manter essas informações em segurança e evitar que elas sejam usadas sem autorização.
O investimento em um software de gestão ERP da Linear Sistemas traz segurança, agilidade e otimização de tempo. Manter as informações da sua empresa concentradas em uma única ferramenta é a melhor forma de acompanhar o desempenho do seu negócio.
Não perca nenhuma atualização! Acompanhe nosso Facebook e confira outros conteúdos.