Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Ruptura no estoque do varejo alimentício: o que é e como evitar?

  • fevereiro 6, 2019

Um dos maiores desafios do setor varejista é a ruptura de produtos no ponto de venda. Se você é dono de um supermercado ou minimercado sabe que o estoque é o coração da sua empresa.

Dados estatísticos

Um levantamento realizado pela Neogrid/Nielsen com base na movimentação de 25 mil lojas do setor supermercadista em todo o país aponta que o índice médio de ruptura no primeiro semestre de 2018, foi de 10,38%. Esse valor Impacta diretamente na rentabilidade do negócio.

Ou seja…

Falta mercadoria na gôndola, o varejista não consegue atender a demanda do cliente devido a esta falta de produto e isso consequentemente prejudica as vendas.

Conheça os dois tipos de rupturas

Produto em falta no estoque – Esta ruptura é caracterizada pela falta de estoque para repor um determinado produto na gôndola. A principal causa desse tipo de ruptura são a falta de processos automatizados para um controle eficiente do estoque.

Prateleira vazia e estoque cheio –  Este é o maior problema que o varejista pode identificar em seu estoque. Quando o produto está no estoque, mas não está na gôndola, deixando assim de atender a demanda do cliente.

 

Principais causas da ruptura

  • Informações incompletas no gerenciamento do estoque
  • Trabalhar com reposição automática sem ter um software ERP eficiente
  • Atraso na entrega dos fornecedores
  • Sazonalidades
  • Demora da equipe do Centro de Distribuição para encaminhar os produtos às lojas
  • Falta de capacitação profissional.

Como medir a ruptura no estoque?

ECR (Efficiente Consumer Response) propôs em 2016 algumas diretrizes para a medição da ruptura no estoque. Foi sugerido um cálculo de acordo com as características de cada linha de produto.

Veja:

Itens sazonais devem ser considerados no cálculo.

Itens que estão saindo de linha ou foram descontinuados não entram no cálculo.

Lançamentos e novos itens cadastrados precisam ser incluídos no cálculo a partir da primeira venda em loja.

Itens com compras temporariamente suspensas e importados de venda contínua são considerados.

Itens com compras temporariamente suspensas e importados de venda contínua são considerados.

Importados eventuais não participam do cálculo.

Como calcular: Produtos que não têm estoque / Total de produtos do PDV x 100

Como evitar?

  • Calcule o estoque de segurança.
  • Defina os produtos que serão comprados para alimentar o estoque.
  • Invista em um sistema de gestão para controlar o estoque de forma assertiva.
  • Treine a sua equipe
  • Faça inventários periódicos

Em conclusão

A aplicação dessas medidas auxiliam na minimização da ruptura de produtos no seu estoque e na sua prateleira. Faça uma análise de quais são os pontos que causam ruptura na sua loja,  acompanhe de perto todo o processo e garanta um crescimento sustentável do seu negócio.

Para saber mais:

Leia também este conteúdo sobre como um software ERP pode melhorar a automação dos processos do seu estabelecimento

 

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorVendas: Por que investir em uma máquina de cartão?
NextConheça os 7 riscos da falta de controle de estoquePróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!