Todo negócio precisa estar atento ao processo de renovação de estoque para evitar a falta de produtos na loja. Essa é uma estratégia importante e que garante um bom giro de estoque, além de uma reposição correta.
É comum um item acabar no estoque, essa falta não ser identificada e, consequentemente, sua empresa não possuir o produto disponível ao consumidor para compra, essas são as temidas rupturas. Isso pode deixar o cliente insatisfeito e fazer com que ele procure outra loja para comprar o produto que deseja e não encontrou na sua.
Para evitar esse desgaste e a perda de vendas e clientes, existem algumas técnicas e ações para calcular o momento e quantidade certa de produtos que devem ser repostos no estoque.
Por isso, no artigo de hoje vamos te dar dicas e mostrar como fazer a renovação de estoque no seu negócio.
O que é a renovação de estoque?
A renovação de estoque é a ação de repor itens do seu estoque para que não faltem produtos na loja. Essa é uma estratégia muito importante e que deve ser feita de forma efetiva, já que seu negócio não pode perder vendas pela falta de produtos.
Existe um indicador, o PMRE (Prazo Médio de Renovação dos Estoques) que mede a velocidade média de rotatividade dos produtos no estoque. Esse indicador é calculado pela seguinte fórmula:
Estoque médio x 360/ Custos das Vendas ou por Giro de estoque = Total de vendas / Volume médio de estoque.
Ou seja, se no seu estoque você mantém uma média de 100 produtos e ao longo do ano você vende 1000 itens, se divide o total de vendas no ano pela média de estoque, resultando em 10 renovações de estoque por ano.
Quando devo fazer?
Por meio desses indicadores, você consegue definir uma média de renovações de estoque ao longo do ano e pode determinar quando elas devem acontecer. Para isso, é preciso ter um controle de estoque efetivo, com o registro de entrada e saída de cada produto e uma curva ABC bem desenvolvida. Ao mapear o caminho dos produtos no seu estoque, você vai saber de quanto em quanto tempo essa renovação deve ser feita, podendo acontecer de 15 em 15 dias, de mês em mês ou com um espaço de tempo maior.
Agora que você entendeu a importância e o que é a renovação de estoque, vamos falar sobre algumas estratégias importantes para que essa ação tenha resultado efetivo e para que seu estoque permaneça abastecido, com a reposição sendo realizada no momento certo.
Histórico de vendas
Não tem melhor forma de definir a rotatividade dos produtos no seu estoque do que o histórico de vendas. A partir da demanda média do seu consumidor, é possível identificar quanto tempo um produto dura no estoque e quando deve ser renovado. Com o histórico atuando como um aliado, você corre menos risco de encalhar produtos ou de faltar algum deles no estoque.
Periodicidade das compras
Já falamos um pouco sobre o tempo de renovação de estoque, que vai depender das suas vendas totais. Por isso, é muito importante definir a periodicidade das compras de produtos para a reposição do seu estoque. Com uma média de vezes e com o tempo determinado em que a renovação deve ser feita, você consegue se organizar e antecipar o processo de compra das mercadorias com os fornecedores, garantindo eficiência e otimizando o controle de estoque.
Atenção as vendas
As vendas estão diretamente ligadas a renovação do estoque, já que se a loja não vender os produtos, não tem por que repor. Então, para não faltar produtos para o consumidor, é preciso monitorar as vendas e identificar a rotatividade cada item. Observe a cada nova reposição como a saída de estoque acontece, quais produtos são os mais ou menos vendidos, o que acaba mais rápido e o que demora mais para acabar.
Como visto, a renovação de estoque depende de fatores ligados diretamente à organização e atenção de quem o gere. Por isso, é importante investir em uma boa equipe e em tecnologia para otimizar esse processo. Quer contar com o auxílio dessa tecnologia no seu negócio? Então, entre em contato conosco para conhecer mais detalhes da nossa solução.