O relatório de curva ABC é uma das ferramentas de gestão que ajudam a otimizar o lucro em função do volume de vendas de produtos. Ele também funciona como uma referência para o controle de estoque, um dos aspectos mais sensíveis no comércio varejista e atacadista.
Gestores de supermercados, minimercados e lojas que operam com o giro de produtos têm nesse recurso um ponto de apoio fundamental. Conheça-o a partir de agora e ganhe mais eficiência em suas ações de marketing e vendas!
Como usar o relatório de curva ABC na gestão de estoque do supermercado?
Se você colocar a venda de produtos em seu supermercado graficamente em um eixo quantidade × retorno, perceberá que certos produtos vendem em menor quantidade, mas representam um retorno maior.
Esses produtos são classificados como do tipo “A”, e respondem por 80% das receitas. Seria o caso de uma loja que vende 500 produtos, em que 100 deles fazem parte dessa categoria.
Os do tipo “B”, por sua vez, compõem 15% do faturamento, embora representem 30% da quantidade de mercadorias vendidas. Ou seja, dos 500 produtos, 150 são dessa categoria.
Por fim, temos os produtos do tipo “C”, que apesar de representarem 50% das mercadorias vendidas, geram apenas 5% do faturamento. São, portanto, os 250 restantes do universo de 500 produtos aqui considerados.
Por que é importante utilizá-lo para gestão e controle de estoque?
Ao saber quais são os produtos mais rentáveis e os de menor potencial para gerar receitas, a gestão consegue tomar decisões mais eficientes. Imagine, por exemplo, que você descobriu que as suas mercadorias da curva A estão em falta no estoque e que as da curva C estão sobrando.
Uma vez que as primeiras trazem maior retorno, a medida a ser adotada é garantir que elas sejam repostas antes. Afinal, elas são mais rentáveis e ocupam menos espaço no seu armazém.
Ou seja, com os produtos hierarquizados por volume em vendas e retorno gerado, você saberá quais mercadorias deve priorizar ao repor o estoque. Isso ajuda também quando for selecionar fornecedores, já que impõe um parâmetro na hora de fazer cotações e buscar os melhores preços.
O relatório de curva ABC também pode ser utilizado para categorizar clientes. Dessa maneira, você terá um panorama que vai indicar as ações promocionais adequadas a cada perfil. Veja:
- curva A — são aqueles que pedem ações de fidelização;
- curva B — podem ser estimulados com promoções e descontos;
- curva C — devem elevar seu ticket médio por meio de ações promocionais do tipo up-sell e cross-sell.
Como um bom sistema ERP pode ajudar a gerenciar essa ferramenta?
Até mesmo os supermercados de pequeno porte trabalham com um mix de produtos variados e que, sem tecnologia, não poderiam ser corretamente classificados em curvas. Então, a solução ideal para garantir um giro de mercadorias lucrativo é implementar um sistema ERP que integre estoque, compras e vendas.
Então, ficou mais claro para você o que significa o relatório de curva ABC e de que forma ele funciona? Tome-o como referência para saber o que, quando e como vender seus produtos com maior potencial de retorno.
Para implementar essa e outras soluções em seu supermercado, faça contato com a Linear!