O segmento varejista deve melhorar seu resultado frente a 2018 devido aos feriados nacionais.
A previsão é da Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). De acordo com a Federação o montante de perdas por feriados será 32% menor do que os R$ 11,2 bilhões estimados em 2018.
O prejuízo será reduzido pelo fato de ter mais feriados aos finais de semana e menos feriados prolongados. No último ano foram 15 dias entre feriados e pontos facultativos. Em 2019, serão dez dias.
Para a Fecomercio SP, R$ 7,6 bilhões pode parecer um enorme dano ao varejo, contudo, este valor representa 0,4% de todo o faturamento do setor em um ano, ou cerca de um dia e meio de comércio completamente fechado.
Os sinais de recuperação da economia e a confiança do brasileiro em crescimento e mais crédito na praça, aponta para uma tendência de crescimento ainda maior em 2019.
Na análise da Federação a discussão de perdas por conta dos feriados vai ficando pra trás, a expectativa é que as famílias terão mais oportunidades de trabalho e ganho de renda, o que traz grandes benefícios a todos os segmentos varejistas.