2019 começou! Chegou a hora de planejar estratégias para que você possa elevar o faturamento da sua loja com os eventos sazonais: feriados nacionais e datas comemorativas.
Temos uma excelente notícia…
Para te ajudar a estruturar um planejamento estratégico que impulsione as vendas da sua empresa, selecionamos as principais datas do varejo durante este ano. Confira!
Carnaval – 05 de março
Faça uma pesquisa sobre os produtos mais vendidos nos anos anteriores. Com essas informações você pode planejar ações variadas durante a semana do carnaval.
Reforce o estoque de bebidas, açougue e petiscos, invista em promoções de combos e mantenha-se aberto o maior tempo possível.
Dia Internacional da Mulher – 08 de março
Normalmente as vendas para esta data começam uma semana antes. Algumas dicas são decorar a sua loja, selecionar produtos e sugerir presentes (se a sua loja estiver nas redes sociais,divulgue promoções!) e oferecer cartões e embalagens de presentes. Se tiver produção própria, produtos especiais podem alavancar as vendas.
Dia Mundial do Consumidor – 15 de março
Para aproveitar esta data, ofereça descontos exclusivos e crie promoções personalizadas. Ações de marketing de relacionamento são fundamentais para criar vínculo com o seu consumidor.
Invista em brindes de baixo custo, oferte algo no estabelecimento ou, se o dinheiro estiver muito curto, um bom aperto de mãos.
Páscoa – 21 de abril
Nesta data vale investir em decoração temática e colorida, além disso, você pode oferecer brindes e investir em promoções. Se tiver produção própria, invista em receitas com chocolates e frutas cristalizadas.
Os setores de chocolates e doces, açougue (principalmente bacalhau e outros peixes), bebidas e petiscos aumentam o giro nesta época.
Dia das Mães – 12 de maio
A data mais vantajosa para o setor varejo. Faça promoções diferenciadas com dicas de presentes, crie kits promocionais, ofereça vales-presente e use as redes sociais para divulgar suas ofertas.
Setores de alimentos prontos e o setor de bebidas tendem a ter aumento na demanda.
Dia dos Namorados – 12 de junho
Esta também é uma data de crescimento das vendas. Se a sua loja possui vitrine, exponha os produtos. Outra dica é montar kits com diversos produtos. Aposte nas cervejas artesanais, vinhos e petiscos.
Chocolates também podem apresentar crescimento na demanda, nada de gôndolas vazias, Ok?!
Copa América – De 14 de junho à 7 de julho
Aproveite o evento para divulgar um catálogo de ofertas da sua empresa. Supermercados, bares, restaurantes e padarias podem vislumbrar o aumento de faturamento com o evento.
Bebidas, açougue e petiscos certamente aumentam o giro do negócio e itens de fabricação própria podem marcar um gol de placa no ticket médio dos clientes.
Festa Junina – Durante todo o mês de junho
Nesta época do ano realizar ações diferenciadas além de atrair clientes para a sua loja, você consegue destacar o seu negócio da concorrência.
Para conseguir sucesso neste período divulgue promoções, faça uma decoração temática, dê brindes típicos, engaje suas redes sociais com publicações juninas.
Se você é dono de bar, restaurante, lanchonete ou padaria, invista em um cardápio com comidas típicas da época.
Dia dos Pais – 11 de agosto
Adote estratégias diferenciadas para atrair os filhos que procuram opções de presentes. Sua loja pode personalizar a vitrine, montar combos de produtos e oferecer vales-presente.
Como a grande maioria das pessoas comemora a data com encontros, cuide bem das áreas de bebidas e açougue.
Dia do Cliente – 15 de setembro
É uma data relevante para impulsionar as vendas no mês de setembro. As dicas de para esta data são oferecer vantagens exclusivas para quem já é cliente, elaborar ações de fidelização e promover sorteios de brindes.
Dia das Crianças – 12 de outubro
Para aumentar as vendas nesta data planeje uma decoração temática (isso ajuda a atrair clientes), crie sugestões de presentes direcionadas aos pais.
Outra opção é oferecer atividades exclusivas para as crianças dentro do estabelecimento. Caso tenha produção própria, na semana do dia 12 aposte em criações coloridas, muito chocolate e confeitos para encher os olhos dos pequenos.
Black Friday – 29 de novembro
Atualmente é uma das datas mais aguardadas do varejo. Isso porque a possibilidade de aumentar o volume de vendas é muito alta.
A dica de ouro aqui, é oferecer descontos e condições especiais para pagamento. Abuse dos combos, produtos de fabricação própria e faça parceria com a indústria: o lucro é certo.
Natal – 25 de dezembro
Nesta época os clientes estão mais adeptos a novas compras e a vontade de presentear familiares e amigos facilita o processo de vendas.
Invista em uma decoração ambiente criativa, faça promoções, principalmente as de combo (compre 1, ganhe outro) e disponibilize diferentes formas de pagamentos.
Em caso de produção própria, aposte em produtos para a ceia de natal e final de ano. Não se esqueça dos panetones e produtos tradicionais natalinos.
Agora é a sua vez!
Monte o seu planejamento estratégico sempre pensando nas datas citadas neste artigo. Foque na experiência de compra dos seus clientes e boas vendas durante o ano de 2019!
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