Você sabe o que é conciliação de cartão de crédito? Certamente, de alguma forma, você já realiza esse processo em sua loja. Mas é fundamental que ele se torne uma rotina, porque ajuda a empresa a manter uma boa gestão financeira a partir do controle exato dos pagamentos feitos com o seu recebimento, considerando os prazos, as tarifas cobradas pelas operadoras e os valores.
Quer entender melhor do que estamos falando e começar a organizar a conciliação de cartões no seu estabelecimento? Então, leia o artigo e aprenda a fazer isso corretamente para não ter prejuízos em sua operação.
O que é a conciliação de cartões?
Conciliação de cartão de crédito é a organização e a validação do registro de vendas feitas na maquininha, comparado aos valores e datas de recebimento por parte das operadoras. Isso pode ser feito a partir da checagem dos cupons fiscais emitidos pela loja e dos valores que vai receber, efetivamente.
O ideal é que esse controle seja feito diariamente. Com essa regularidade, as chances de deixar passar batido alguma divergência nas informações são menores.
Por que a conciliação de cartão de crédito é tão importante?
Fazer a conciliação de cartão de crédito permite que você tenha uma noção mais clara do quanto o estabelecimento tem a receber. Dessa forma, poderá reduzir as chances de perder dinheiro, pois o controle das entradas será mais preciso. É uma maneira de melhorar a sua gestão financeira ao vigiar o seu fluxo de caixa mais de perto. Entre os seus benefícios, estão:
- redução de desperdícios;
- controle contra fraudes;
- facilitação das análises dos custos;
- diminuição dos custos operacionais;
- economia de tempo.
Como a conciliação de cartão de crédito pode ser colocada em prática?
A melhor forma de fazer uma conciliação de cartão de crédito eficiente é com um software de gestão, pelo fato de automatizar o processo e reduzir as possibilidades de erros. Você pode apostar no uso do sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), um aliado para quem quer investir na conciliação de cartão.
Para que ela funcione, é preciso ter o registro dos valores de venda, dos parcelamentos, das datas de recebimento por parte das operadoras e do custo da taxa de uso das maquininhas. Veja o que mais é necessário.
Arquivar os comprovantes de venda
Não deixe de guardar no caixa as filipetas que comprovam a venda no cartão diariamente. Isso facilita a conferência ao fim de cada dia, quando é feita a comparação com o registro da operadora.
Conferir as vendas
Finalize a operação das máquinas de cartão no momento de fechar o caixa. Você terá o registro do valor total de venda pela operadora. Compare com os valores recebidos no caixa para checar se não houve falhas. Caso alguma venda não tenha sido registrada, o ideal é tentar resolver com a operadora no mesmo dia.
Monitorar os pagamentos
Verifique sempre os registros em seu software de gestão, a fim de saber se as operadoras estão fazendo os pagamentos na data certa. Assim, você saberá se houve algum atraso ou antecipação indevida, além de checar a cobrança da taxa de acordo com o contratado.
Oferecer aos clientes diferentes formas de pagamento ajuda em sua fidelização e facilita as operações em sua loja. Mas é importante que haja um bom controle dos recebimentos para que você consiga fazer a gestão financeira do seu negócio com segurança e eficiência. Por isso, torne a conciliação de cartão de crédito parte da sua rotina e evite prejuízos.
Você ainda não oferece essa forma de pagamento aos seus clientes? Leia, então, nosso post que mostra por que investir em uma máquina de cartão!