O ponto de ressuprimento é um assunto que interessa a todo tipo de negócio, porque para garantir a satisfação dos clientes é necessário entender qual é a hora de fazer novos pedidos.
Para começar, o conceito de ponto de ressuprimento se pauta no momento em que vem à tona a necessidade de reabastecer o estoque dos produtos que oferece ao seu público, ou das matérias utilizadas para fabricar os itens que vende. Ou seja, é o limite – a quantidade mínima – que cada item pode chegar para ser pedido novamente. Em outras palavras, o ponto de ressuprimento é o estágio que te informa sobre qual a hora certa de comprar de novo.
Saber o ponto de ressuprimento é essencial para o seu negócio, já que o desconhecimento dele pode levar a duas situações graves e prejudiciais para o negócio. São elas a falta de mercadoria disponível para venda ou o excesso de mercadoria, que acabará encalhando no estoque. Em qualquer uma das duas hipóteses, a consequência é o prejuízo financeiro, seja por deixar de vender e ter lucro ou por ter dinheiro parado em forma de mercadoria, sujeita inclusive a deterioração, vencimento etc.
Para além dessas duas graves consequências centrais, existem outras consequências derivadas, como por exemplo, evitar que o público já fidelizado busque a concorrência: pense em uma pessoa buscando um ingrediente para fazer uma receita a noite. Mesmo que ela seja um cliente fiel, se não encontrar esse produto, acabará indo à concorrência. Com o ressuprimento correto, essa situação não acontece. Outro fator importante sobre o ponto de ressuprimento é que saber dele evita as compras em caráter de emergência para abastecimento de produtos, que aliás possuem custo mais elevado de entrega. Nesse tipo de situação, o negócio tem a opção de assumir o prejuízo com o custo aumentado ou repassá-lo ao cliente. Geralmente a segunda opção é escolhida, então o cliente acaba assumindo esse custo extra, apesar de não ter culpa algum no descontrole operacional.
Para calcular o ponto de ressuprimento existe uma fórmula. Essa fórmula será aplicada para cada item de seu inventário. Os fatores envolvidos nessa conta serão:
- tempo entre cada uma das compras (T);
- demanda do produto (D);
- estoque de segurança necessário (ES).
Esse último diz respeito a quantidade de certo artigo que precisa ter caso aconteça alguma emergência ou problema com o fornecimento dele. Teremos então a seguinte fórmula:
D x T + ES = Ponto de Ressuprimento
O resultado do cálculo irá mostrar quantos produtos de cada tipo precisa ter para ser o momento de pedi-lo novamente.
Tanto para o controle do estoque, quanto para o cálculo do nível de ressuprimento é essencial ter controle da quantidade vendida de cada item diária ou mensalmente. Essa média corresponde a demanda de cada item, mas se a sua loja possui uma variedade muito grande de opções, conferir esse número é muito difícil, certo? Errado!
Com um sistema de gestão integrada como o SG Linear é bem mais simples saber quantos produtos saem de seu comércio diariamente. Esse tipo de solução digital fornece, de forma prática, relatórios completos e bem-organizados sobre a entrada e saída de produtos. Além de poupar muito tempo de trabalho, também é uma ajuda extra para não acabar pulando a conferência de nenhum item de seu estoque.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista!