Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Ponto de ressuprimento: qual a importância de conhecê-lo?

  • abril 27, 2022

O ponto de ressuprimento é um assunto que interessa a todo tipo de negócio, porque para garantir a satisfação dos clientes é necessário entender qual é a hora de fazer novos pedidos.

Para começar, o conceito de ponto de ressuprimento se pauta no momento em que vem à tona a necessidade de reabastecer o estoque dos produtos que oferece ao seu público, ou das matérias utilizadas para fabricar os itens que vende. Ou seja, é o limite – a quantidade mínima – que cada item pode chegar para ser pedido novamente. Em outras palavras, o ponto de ressuprimento é o estágio que te informa sobre qual a hora certa de comprar de novo.

Saber o ponto de ressuprimento é essencial para o seu negócio, já que o desconhecimento dele pode levar a duas situações graves e prejudiciais para o negócio. São elas a falta de mercadoria disponível para venda ou o excesso de mercadoria, que acabará encalhando no estoque. Em qualquer uma das duas hipóteses, a consequência é o prejuízo financeiro, seja por deixar de vender e ter lucro ou por ter dinheiro parado em forma de mercadoria, sujeita inclusive a deterioração, vencimento etc.

Para além dessas duas graves consequências centrais, existem outras consequências derivadas, como por exemplo, evitar que o público já fidelizado busque a concorrência: pense em uma pessoa buscando um ingrediente para fazer uma receita a noite. Mesmo que ela seja um cliente fiel, se não encontrar esse produto, acabará indo à concorrência. Com o ressuprimento correto, essa situação não acontece. Outro fator importante sobre o ponto de ressuprimento é que saber dele evita as compras em caráter de emergência para abastecimento de produtos, que aliás possuem custo mais elevado de entrega. Nesse tipo de situação, o negócio tem a opção de assumir o prejuízo com o custo aumentado ou repassá-lo ao cliente. Geralmente a segunda opção é escolhida, então o cliente acaba assumindo esse custo extra, apesar de não ter culpa algum no descontrole operacional.

Para calcular o ponto de ressuprimento existe uma fórmula. Essa fórmula será aplicada para cada item de seu inventário. Os fatores envolvidos nessa conta serão:

  • tempo entre cada uma das compras (T);
  • demanda do produto (D);
  • estoque de segurança necessário (ES).

Esse último diz respeito a quantidade de certo artigo que precisa ter caso aconteça alguma emergência ou problema com o fornecimento dele. Teremos então a seguinte fórmula:

D x T + ES = Ponto de Ressuprimento

O resultado do cálculo irá mostrar quantos produtos de cada tipo precisa ter para ser o momento de pedi-lo novamente.

Tanto para o controle do estoque, quanto para o cálculo do nível de ressuprimento é essencial ter controle da quantidade vendida de cada item diária ou mensalmente. Essa média corresponde a demanda de cada item, mas se a sua loja possui uma variedade muito grande de opções, conferir esse número é muito difícil, certo? Errado!

Com um sistema de gestão integrada como o SG Linear é bem mais simples saber quantos produtos saem de seu comércio diariamente. Esse tipo de solução digital fornece, de forma prática, relatórios completos e bem-organizados sobre a entrada e saída de produtos. Além de poupar muito tempo de trabalho, também é uma ajuda extra para não acabar pulando a conferência de nenhum item de seu estoque.

Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorGaranta um inventário eficiente para o seu supermercado
NextDicas para manter as gôndolas e prateleiras organizadasPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!