Seu supermercado conta com um planejamento de vendas ou conduz as suas atividades conforme o acaso? Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o número de estabelecimentos, no Brasil, chegou a 89.673 unidades, o que significa uma média de 16 por município. Ou seja, provavelmente você, gestor de um estabelecimento, tem pelo menos uma dúzia de concorrentes, considerando apenas a sua cidade.
Para superá-los, é preciso se diferenciar e, para isso, é necessário começar planejando de que forma sua loja pretende atrair e fidelizar clientes. Trataremos disso em tópicos para facilitar a compreensão desse tema tão importante. Tenha uma ótima leitura!
Conhecer bem o perfil do seu cliente
Por mais heterogêneo que seja o cliente que frequenta um supermercado, sempre dá para investir em segmentação e oferecer, para cada perfil, produtos e serviços sob medida. Isso significa que você precisará investir em ferramentas que permitam conhecer ainda mais de perto os consumidores.
Entre as mais efetivas, a tradicional pesquisa de mercado é sempre válida, no entanto, a melhor alternativa é utilizar a internet. Blogs, redes sociais e e-mail marketing geram dados sobre clientes que podem ser utilizados para criar ofertas totalmente encaixadas com suas preferências. Converse com o seu setor de marketing e não deixe de investir no segmento digital.
Estabelecer metas e objetivos
Conhecendo o cliente, o planejamento de vendas pode ser orientado para o alcance de objetivos muito mais claros. Esses objetivos podem ser definidos com base no perfil de compra predominante que você tenha apurado.
Por exemplo, é possível que, ao pesquisar sobre o perfil do consumidor, você tenha descoberto que há maioria de mulheres entre 34 e 55 anos de idade. Aprofundando-se na análise, você também descobre que elas gastam mais em produtos de hortifrúti, higiene e limpeza. Com esses dados, você pode traçar metas como:
- aumentar o ticket médio por cliente;
- incrementar as vendas de um setor em X%;
- ampliar a participação no mercado, atraindo perfis de clientes específicos;
- reduzir as perdas em estoque e a quebra operacional.
Fazer uma previsão de demandas
Todo planejamento implica gastos, afinal, não se pode esperar resultados melhores sem o investimento necessário, concorda? Ademais, você deve considerar que, ao atrair mais clientes, sua loja deve estar preparada para suprir a nova demanda. Caso contrário, o que deveria servir para aumentar lucros e receitas acabará afetando a imagem do seu estabelecimento.
Sendo assim, é preciso avaliar, por exemplo, quantas pessoas deverão passar pelos seus corredores em um período de tempo. Com base nos números, faça a devida provisão de estoque e garanta uma reposição de produtos ágil nas gôndolas e prateleiras.
Definir os recursos necessários
Será necessário definir também o orçamento que deverá cobrir todas as operações ao longo do período estipulado pelo seu planejamento de vendas. Nesse caso, uma boa medida é trabalhar com valores para cobrir as atividades em curto, médio e longo prazo.
Medir resultados e fazer ajustes
Por fim, não se esqueça de avaliar se os resultados definidos anteriormente foram atingidos e as falhas cometidas. Com base nisso, faça os ajustes necessários. Lembre-se ainda de que um planejamento está sujeito a imprevistos, por isso, quanto mais de perto você acompanhar a sua evolução, mais ágil será a sua resposta.
Nesse sentido, um software de gestão é uma ferramenta de grande utilidade, já que permite a avaliação dos resultados a partir de dados estruturados em relatórios. A tecnologia é a sua aliada, não deixe de contar com ela ao elaborar e executar seu planejamento de vendas.
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