A organização de gôndolas está para as vendas assim como nossas roupas estão para a aparência. Quando a pessoa capricha na vestimenta, ela tende a atrair olhares de admiração. Já se a roupa não cai bem, chama a atenção de forma negativa.
Sendo assim, o merchandising (como é conhecido o conjunto de técnicas de exposição de produtos) deve ser pensado como um otimizador das vendas. Em outras palavras, uma exposição correta maximiza os lucros tanto para mercadorias de giro alto como para as que não têm muita saída.
Aproveitar melhor os espaços em suas prateleiras é fundamental para garantir bons resultados. Se esse é seu objetivo, então este artigo é do seu interesse!
Na altura da cintura
Mercadorias dispostas na altura da cintura tendem a ser mais vistas, em virtude do menor esforço. Afinal, basta um leve movimento de olhos para que o consumidor perceba o produto ali posicionado. Nessa área, organize as gôndolas de modo a destacar os produtos com maior aceitação. Opte por mercadorias que:
- tenham ticket médio elevado;
- sejam mais fáceis de carregar;
- sejam de fácil reposição.
Outra dica para potencializar ainda mais o giro desses produtos é posicionar as gôndolas em uma área do supermercado que garanta acesso rápido ao estoque. Considere, nesse caso, que as prateleiras para tais itens não podem ficar vazias, já que a demanda por eles é sempre alta. Assim, quanto mais ágil for a reposição, melhor.
Acima da cintura
A exposição de produtos nessa área deve estar ou na altura dos olhos das pessoas ou acima, certo? Para a região situada mais próxima do olhar dos clientes, é interessante que você reserve as mercadorias com mais procura. Afinal, é para lá que os olhares são direcionados em um primeiro momento.
Privilegie, ainda, mercadorias cuja compra por impulso seja mais frequente. Doces, enlatados e tudo que requer pouca avaliação para uma decisão de compra devem estar nessa altura em suas gôndolas.
E para não errar nas dimensões de suas gôndolas, bem como na hora de expor mercadorias, considere o que dizem as pesquisas sobre a altura média do brasileiro.
Em colunas
Pode ser que seu supermercado não tenha tantos produtos assim, que justifiquem posições privilegiadas na organização de gôndolas. No caso, uma boa estratégia é dispor as mercadorias em colunas, de maneira a ocuparem todo o campo visual.
Esse é um recurso que serve também para causar impacto maior, uma vez que as mercadorias formam um grande bloco compacto distintivo. As pessoas podem identificar à distância a presença de um produto, apenas pela predominância de uma cor ou aspecto das embalagens.
No nível do piso
Embora a área ao nível do chão seja menos efetiva, não se pode deixar de explorá-la, pois existem olhares que convergem para lá com mais facilidade. É o caso das crianças, que normalmente são mais influenciadas por produtos em prateleiras abaixo do nível da cintura.
Contudo, se o seu segmento de atuação não permite exposição de produtos para o público infantil, deixe essa área para expor mercadorias com giro menor ou mais pesadas.
Em datas temáticas
Sazonalidades nas vendas e datas festivas também influenciam a exposição de produtos. No começo do mês e nos finais de semana, posicione suas mercadorias com mais procura de forma ainda mais atraente, de preferência perto das entradas. Datas comemorativas pedem a mesma abordagem. Na Páscoa, por exemplo, exponha ovos e chocolates em áreas de fácil visualização e com acesso ao estoque.
Junto à organização de gôndolas, use também o sistema de som para atrair a atenção das pessoas. Afinal, nem sempre é possível modificar o local de exposição de um produto, como acontece com carnes e pescados.
Neste artigo, você leu dicas rápidas e simples para melhorar seus resultados por meio da organização de gôndolas e prateleiras. Faça testes e promova as adaptações necessárias conforme as particularidades do seu negócio.
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