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Omnicanalidade: entenda por quê sua empresa precisa!

  • dezembro 29, 2020
O varejo passa por uma série de transformações, muitas delas ocasionadas pela evolução da tecnologia e pela internet, que mudaram as demandas dos consumidores. Atualmente, os clientes procuram por um atendimento personalizado e otimizado, que amplie sua experiência de compra.

O varejo passa por uma série de transformações, muitas delas ocasionadas pela evolução da tecnologia e pela internet, que mudaram as demandas dos consumidores. Atualmente, os clientes procuram por um atendimento personalizado e otimizado, que amplie sua experiência de compra. A omnicanalidade é uma importante estratégia que tem o objetivo de integrar com seu público diversos canais de comunicação, oferecendo a mesma rapidez e eficiência em todos eles. Com essa estratégia, é possível oferecer para o seu cliente diferentes opções de contato direto com sua empresa, para que ele escolha o que melhor se encaixe as suas necessidades. Existem três tipos de omnicanalidade, com abordagens distintas, que podem ser aplicadas no seu negócio.

Dessa forma, no artigo hoje, vamos te mostrar porque sua empresa precisa investir na Omnicanalidade.

Omnichannel

Omnichannel é um método que integra ferramentas online com canais de vendas offline, para criar um universo em que o consumidor possa entrar em contato com sua empresa, de forma integrada com todos os setores. O cliente consegue se comunicar com o seu negócio a qualquer hora do dia e escolher qual o canal que irá atender melhor sua demanda. A palavra omnichannel vem do inglês e significa um sistema de canais completo, ou seja, a criação de diferentes canais para que o consumidor tenha opções para efetuar suas compras e conseguir conversar com sua empresa.

Multichannel

A palavra multichannel significa múltiplos canais e é uma estratégia de representação de uma empresa em diversos espaços. A diferença do multichannel para o omnichannel é a estrutura de cada um. O multichannel é uma versão anterior ao omnichannel, que oferece para o público canais de comunicação como telefone, e-mail, site, blog, aplicativos de mensagens, atendentes físicos e virtuais, mas não necessariamente eles estarão ligados a todos os setores da empresa.

Crosschannel

O Crosschannel é uma nova tendência do marketing que vem ganhando destaque no varejo. Esse método tem o objetivo de integrar todos os canais de comunicação da empresa, para atrair novos clientes. Os setores de marketing, comercial e relacionamento com o cliente precisam estar alinhados, para desenvolver uma experiência personalizada, otimizada e que atenda às necessidades dos clientes de forma efetiva. Essa é uma estratégia que deve dar visibilidade para o seu negócio e oferecer soluções para os clientes, como por exemplo, a retirada de produtos comprados nas lojas virtuais na loja física.

Vantagens

Depois de conhecer melhor as três abordagens da omnicanalidade, vamos falar sobre algumas vantagens de implantar essas estratégias no seu negócio e como elas podem ajudar a melhorar o seu relacionamento com os clientes.  

Clientes satisfeitos

É fato, para alcançar a satisfação de um cliente, seu negócio precisa oferecer uma experiência de compra perfeita. Para isso, a omnicanalidade é a estratégia ideal para você conduzir o consumidor por um atendimento que se encaixa com suas preferências. Por exemplo, um jovem de 18 anos não tem o perfil de ir até sua loja física, escolher os produtos e solicitar o atendimento presencial, pois pessoas nessa faixa etária costumam preferir as opções de atendimento online, como as redes sociais e aplicativos. Situação contrária para pessoas mais velhas, que geralmente optam por realizar suas compras nas lojas físicas e com atendimento presencial.  Com uma das três abordagens, você consegue oferecer eficiência nesses diferentes espaços de atendimento.

Aumento nas vendas

Com o seu negócio presente em todos os espaços, tanto físicos como virtuais, com uma comunicação integrada e focada na otimização do atendimento, as chances de retenção e atração de novos clientes aumentam. Novos consumidores têm acesso rápido e fácil as informações da sua empresa, com detalhes de produtos e serviços, além de poderem entrar contato a qualquer hora do dia. Muitas vezes o que o cliente procura é agilidade para realizar suas compras e solucionar problemas, realidade essa que a omnicanalidade propõe ao público.

Atendimento otimizado

Como já citamos, com a opção de diversos canais de comunicação, o atendimento se torna mais personalizado e otimizado. Uma coisa que irrita os consumidores é precisar entrar em contato com uma empresa, não obter resposta e não ter outras opções de comunicação. A omnicanalidade existe exatamente para oferecer ao cliente diferentes oportunidades de iniciar uma conversa e assim, receber o mais rápido possível uma resposta para o seu problema. Isso otimiza seu atendimento, aumenta as chances de satisfação e desenvolve o seu relacionamento com o cliente.

Se você gostou deste artigo e deseja entender melhor a importância da proximidade do cliente com o seu negócio, leia agora o nosso texto que apresenta como o relacionamento com o cliente pode ajudar sua empresa.   Gostou deste artigo? Quer receber todos os conteúdos que postamos aqui no blog a partir de hoje? Então siga nossa página no Facebook para não perder nada.

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