É fato que o mundo passa por um profundo processo de transformação, por causa da pandemia do novo coronavírus, que vem atingindo todo o planeta. Um dos setores mais afetados pela pandemia é o comércio, que está tendo que se reinventar para sobreviver a essa crise. No setor varejista a situação está mais controlada, já que supermercados e padarias são considerados serviços essenciais. Mas esses estabelecimentos também sofrerão com grandes mudanças quando a pandemia for controlada.
Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o futuro dos supermercados após a pandemia.
Vendas online
Talvez a maior transformação no comércio seja na forma de vender. Antes da pandemia, principalmente supermercados, não costumavam investir na modalidade de venda online, mas agora ela se torna obrigatória. Com as pessoas em quarentena e evitando sair para a rua, ter a opção do e-commerce é fundamental para atender as necessidades dos seus clientes e garantir a segurança de todos. Após a pandemia, a tendência é que os supermercados continuem a oferecer essa opção aos consumidores e invistam nas plataformas online.
Canais de comunicação
Uma coisa que essa crise mostrou para os supermercadistas é a necessidade de se investir em canais de comunicação com o cliente. Com os consumidores limitados a ficarem em casa, é preciso que eles tenham opções para fazer contato direto com sua empresa. Essa é uma função que precisa ser mantida depois que a pandemia passar, já que ela está diretamente ligada a venda online.
Aumento do estoque
Ainda falando sobre as vendas online e como elas irão impactar no pós-pandemia, será necessário aumentar o estoque, para atender as demandas. Com pedidos feitos de forma remota, os supermercados terão que se planejar, para armazenar todos os produtos que atendam as demandas dos pedidos online.
Cuidados com a higiene
Os protocolos de higiene de todos os estabelecimentos nunca mais serão os mesmos. Como recomendação para evitar a contaminação pelo coronavírus, os supermercados como serviço essencial, estão tendo que adotar novas práticas para manter a higiene e proteger os clientes e colaboradores. É provável que mesmo após o controle da pandemia, alguns desses protocolos sejam mantidos, como por exemplo, desinfetar os carrinhos e cestas de compras e oferecer álcool em gel para todas as pessoas que entrarem na sua loja.
Preparar os colaboradores
Uma coisa que essa pandemia mostrou, é a importância no investimento em inteligência emocional dos colaboradores. No caso dos supermercados, os funcionários estão tendo que trabalhar com a pressão de se exporem ao vírus, por isso a importância de se trabalhar o psicológico, para tranquilizar os funcionários e passar segurança. Depois que a pandemia for controlada, todos sabemos que a maioria dos supermercados irão passar por um processo de retomada do negócio e os colaboradores precisam estar preparados emocionalmente para essa transição.
Sabemos que todos estão passando por um momento delicado, mas é preciso se planejar e visualizar como estará seu negócio, quando a quarentena terminar. Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer melhor as nossas soluções, como a integração do SiteMercado e iFood, o e-promo e o e-commerce, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos disponíveis para atendê-lo e ajudar seu empreendimento a crescer.
Para saber como aumentar as vendas de comidas típicas do São João em tempos de Covid-19, acesse esse conteúdo e confira.