O cashback tem tudo para ser vantajoso, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Mas você sabe o que é? Como funciona? No artigo de hoje vamos explicar o essencial sobre o tema e o que o cashback pode trazer de benefício para o seu negócio.
O termo cashback significa dinheiro de volta. Na prática, isso se dá quando o consumidor faz uma compra e parte do investimento retorna para o seu bolso. O valor normalmente é calculado em percentual e pode variar desde valores decimais, como 0,5% de cashback a até mesmo 100% de cashback. Estranho, não é mesmo? 100% de cashback! Mas quando um valor alto assim é praticado geralmente se deve ao objetivo da empresa no momento, por exemplo, no caso de empresas intermediárias que buscam aquisição de novos clientes.
No caso deste exemplo de cashback muito alto, isso funciona para realizar novos cadastros e aumentar a aderência ao programa. Mas o cashback de 100% é a exceção da exceção. Na maioria das vezes, o cashback tem valores percentuais bem menores, mas que funcionam muito bem como incentivo à compra. Por exemplo, um mesmo produto que custa R$ 1.000 em dois sites diferentes, mas um deles possui programa de cashback que devolve 5% do valor. Assim, a compra no vendedor que oferta o cashback se torna R$ 50 mais barata e mais vantajosa para o consumidor, e é ele quem provavelmente o consumidor vai escolher para efetuar a compra.
As regras para cashback são variáveis e isso é bom porque assim o seu negócio pode escolher o que funciona melhor. Em termos básicos, o cliente se inscreve em um programa, que pode ter ou não parceria com outras empresas e marcas. Em seguida ele entra em um site de compras (no caso de compras online) e coloca os itens desejados no carrinho. Haverá a opção de ativar o cashback, por meio de soluções como navegadores, extensões, aplicativos e etc. A loja tem um prazo para avisar ao intermediário sobre a compra e, após um período, ele fica disponível para recolhimento. Alguns programas oferecem dinheiro, outros incluem um crédito para reutilização.
Se a opção ofertada e escolhida for a de receber em dinheiro, o valor pode ser resgatado diretamente para a conta corrente do banco à escolha do usuário e pode ter um valor mínimo para saque. Mas se a opção ofertada e escolhida for a de utilizar o crédito, o saldo disponível funciona como uma criptomoeda, que pode ser reaplicada em situações específicas.
Para a sua empresa, as vantagens de adotar o cashback no seu negócio, seja no ambiente digital ou físico, são inúmeras! Uma delas é o aumento de visibilidade, já que os programas de fidelização têm um público próprio e normalmente vasto, há ganhos em questão de branding. Outra vantagem muito interessante que está atrelada a essa é o aumento da base de clientes, já que quando mais pessoas visualizam seus produtos e serviços, organicamente, há o crescimento das vendas. É por isso que não é nenhum exagero dizer que cashback é também uma ferramenta de marketing.
Fora tudo isso, quando as pessoas enxergam um real benefício ao receberem dinheiro de volta, a tendência é que elas voltem a comprar, ou seja, há a fidelização dos clientes. Há muito sobre o tema em evolução e o cashback tem tido grande aceitação do público, especialmente do público até os 35 anos. É uma oportunidade para o seu negócio analisar com bons olhos essa estratégia e aplicar nas vendas.
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