Você sabe o que é Merchandising? Nada mais é do que o planejamento necessário para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, em quantidade e preços certos. Em outras palavras, expor e apresentar os produtos de modo adequado e estratégico a ponto de estimular visualmente o consumidor a comprar algo que não necessariamente esteja em sua mente.
Utilizar as técnicas de merchandising pode reduzir os custos operacionais e a ociosidade de produtos no estoque, bem como aumentar a lucratividade e a competitividade do supermercado. Por isso, preparamos para você dicas de como colocar em prática algumas das melhores estratégias de merchandising. Confira!
- Dê identidade à sua loja
Tenha o conceito da empresa pensado em cada detalhe da loja, desde as cores das paredes e placas aos equipamentos. O merchandising também é uma política estética capaz de atrair a atenção do cliente e transmitir sutilmente os valores da marca. Atente-se a alguns aspectos:
- Arquitetura e decoração — devem ser compatíveis com a identidade do negócio (valores a serem transmitidos) e com as especificidades de cada mercadoria;
- Iluminação — o supermercado deve ser suficientemente iluminado, mas é interessante que as prateleiras disponham de luzes personalizadas para evidenciar determinados produtos, facilitar a leitura das informações e oferecer conforto visual;
- Layout — é preciso apostar em divisões dos espaços por departamentos e produtos organizados por categorias;
- Acessibilidade — a mobilidade do cliente precisa ser facilitada para aumentar as vendas. Entrada, saída, corredores e até estacionamento precisam ser cuidadosamente distribuídos;
- Equipamentos — móveis, freezers, gôndolas e ilhas devem se comunicar com os produtos, ter aparência atraente, limpa e, claro, funcionamento perfeito.
- Promova ações
Tão importante quanto investir em um site, blog, folders e demais formas de propaganda, é oferecer amostras grátis, fazer demonstrações de produtos, programas de pontuações por compras, degustações e cupons de descontos, por exemplo. Isso pode aumentar significativamente tanto a venda de um determinado item quanto o desempenho global do varejo.
- Sinalize muito bem as promoções
Promoções eficientes são as que foram suficientemente sinalizadas, principalmente nos PDV’s, mas também no restante da loja. Vale o investimento também anunciar em publicidade fora da loja, como banners, faixas, placas e cartazes. Assim, você conseguirá destacar os diferenciais competitivos do supermercado e os produtos em oferta.
- Seu cliente gosta de marketing sensorial
Além da visão, que deve ser estimulada, como visto na dica 1, os demais sentidos podem ser estimulados. Vejamos mais alguns exemplos:
Visão — escolha cores compatíveis com o objetivo da marca e fique atento ao que cada uma delas desperta. O azul, por exemplo, acalma. Já laranja estimula e oferece sensação de aconchego. O vermelho junto com o amarelo desperta apetite. E por aí vai. Pesquise mais sobre as cores e encontrará a combinação adequada para seu objetivo de venda.
Audição — é muito importante que seu cliente fique confortável na sua loja, assim ele passeia mais pelos corredores e a chance de comprar mais produtos é aumentada. Invista em músicas agradáveis e playlists relacionadas aos objetivos do supermercado.
Olfato — o cheiro dos produtos e do ambiente podem ser fortes atrativos, pois evocam lembranças e despertam o desejo. Imagine o cheiro de pão quentinho próximo à área da padaria ou o cheiro de lavanda ou eucalipto nos corredores de limpeza. Isso pode ambientar o seu cliente a comprar itens panificados ou levar mais produtos de limpeza, só para garantir.
Paladar — a oferta de sucos, pequenos chocolates e água, por exemplo, causam boa impressão, saciam uma necessidade fisiológica e melhoram o humor dos clientes. Isso instintivamente cria uma ligação com a loja e uma excelente afinidade com o cliente.
Todas essas sugestões de marketing sensorial podem ser implementadas com pequenos investimentos e trazem bons resultados para o seu empreendimento.
- Invista em uma iluminação adequada
Os corredores precisam ser bem iluminados e todo o restante do mercado também. Atenção especial ao setor de hortifruti e perfumaria. Um setor de hortifruti escuro pode dar ao cliente uma impressão de sujeira. Já o setor de perfumaria normalmente deve possuir iluminação embutida entre cada prateleira e, se possível, espelhos.
Lembre-se que, na maioria das vezes, a luz deve estar focada onde você quer dar destaque: nos produtos. Além disso, evite posicionar a iluminação de forma a agredir ou ofuscar a visão de quem passa.
Seguindo estas dicas, o seu negócio terá mais chances de captar olhares do seu público e de converter vendas.
Se você gostou deste post, fique atento às novas postagens do nosso blog.