Falta menos de um mês para o início do inverno, em 21 de junho. Essa estação traz consigo o frio e também o aumento das vendas de alguns itens específicos. Por isso, é preciso se preparar para esse aumento nas vendas e a melhor estratégia é se antecipar.
Produtos como sopas, chás, cafés, vinhos, achocolatados, queijos especiais, batatas, cenoura, mandioca, carne seca, bacon, milho, calabresa, chocolates, carnes com osso como costela, mocotó e rabada são alguns dos preferidos do consumidor nesta época. Por isso, faça uma exposição à altura, de forma a evidenciar esses itens especiais, com cartazes, áreas nobres de exposição e etc.
Independentemente de onde esteja localizada sua loja, ainda que seja em uma região menos fria do país, os hábitos da estação são adotados em todo o país. Afinal, é natural que os dias de inverno sejam mais curtos do que os de verão, e junto ao frio o consumidor é estimulado a ficar em casa. Por isso, se você tiver a disponibilidade de entregar em domicílio, inclusive com outros meios de fazer com que o cliente não precise sair de casa, melhor ainda!
Essa época também traz o São João, tempo de festa junina que dura mais do que a data de 24/06, se estendendo por até dois meses. As comidas típicas desta festa são uma tradição brasileira muito apreciada, porém limitada às condições atuais de isolamento e de limitações de eventos e aglomerações. Por isso, se você puder oferecer ao seu cliente a opção de comprar kits com milho cozido, canjica, paçoca, pipoca, bolos, quentão e etc, certamente será um sucesso! Se possível, venda essas comidas prontas para o consumo. Mas se não for possível, ao menos exponha-os em uma área temática, que faça o seu cliente entender a intenção festiva.
Outro gênero de produto que tem sua demanda aumentada nesta época é o de bebidas alcoólicas, especialmente os vinhos, em até 150% nos dias mais frios. O pão também é muito procurado e vende cerca de 30% a mais nesta estação. Lembrando que o pão demora mais a crescer no frio, mas se for realizada uma organização prévia, é possível dar conta da demanda aumentada sem a necessidade de contratar novos funcionários na padaria.
Há uma controvérsia sobre o aumento das vendas nesta estação. Para alguns, isso é um mito, e dizem que quando está mais frio as vendas caem bastante. A suposta explicação seria que o melhor horário de venda é entre 18h e 20h, que coincidentemente é o trecho de horário mais frio do dia. Por isso, as pessoas temem sair de casa e, quando saem, compram o mais rápido possível.
Ainda que seja realmente verdade essa diminuição de clientes no estabelecimento, devido ao frio ou à chuva, também característica em algumas regiões, o consumo e a necessidade pelo alimento não vão deixar de existir. Por isso, reforçamos a estratégia bem-vinda de ter um delivery em seu estabelecimento.
Agora você já sabe como preparar seu negócio para as demandas de inverno. Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades que estão prestes a chegar, junto com a estação.