Você sabe como definir a meta de vendas do seu negócio? E como você poderá fazer para mensurar os resultados? No artigo de hoje, preparamos as informações mais importantes para que você consiga definir e mensurar as suas metas de vendas, esta que é uma informação essencial para o sucesso do seu negócio.
Primeiramente, é necessário compreender o que é a meta de vendas. A meta de vendas consiste em realizar uma previsão de vendas a ser alcançada baseando-se em um crescimento desejado em relação a um período passado como comparativo, por exemplo podemos projetar um crescimento de vendas para o próximo mês baseando-se nas vendas do mês atual ou até mesmo utilizando o mesmo mês, porém do ano anterior. Supondo que seja este o cenário, podemos projetar um percentual de crescimento de um ano para o outro. Podemos pegar o mês de agosto do ano anterior, por exemplo, onde obtivemos um valor de venda de 100 mil reais e que, neste ano, desejamos um percentual de crescimento de 10%, então a nossa meta para o mês de agosto deste ano será de 110 mil reais.
As metas de vendas para o varejo costumam ser divididas de duas formas. Uma delas em metas diárias e outra em metas de vendas por mercadológico. Em ambas o valor total projetado para o período, 110 mil reais, por exemplo, são divididos pelos dias do mês, no caso da meta diária, ou em classificação mercadológica, no caso da meta de vendas por mercadológico. Porém ambas não podem ultrapassar o valor total de meta estipulada.
No caso da meta diária, utilizando o exemplo de 110 mil reais para o mês de agosto, este valor deve ser distribuído pelos dias do mês que no caso é de 31 dias, o valor de meta de vendas para cada dia pode variar de acordo com o período do mês ou dia da semana, visto que no início do mês e aos finais de semana o movimento de venda tende a ser maior, cabe a quem realiza as metas distribuí-las adequadamente.
Já as metas por mercadológico, deve se escolher o nível de agrupamento do mercadológico que se deseja trabalhar, por exemplo, para o mercadológico que trabalha com as nomenclaturas como família, departamento e seção, onde seção está dentro de departamento e departamento está dentro de família, deve ser escolher um nível mais macro ou mais analítico para poder distribuir o valor da meta para o período.
As metas são tratadas comumente desta forma, pois isto permite análises diferentes, no caso da meta diária, permite ao gestar analisar diariamente se as metas serão alcançadas ou não, já na meta por mercadológico, a análise é mensal e por departamento e permite que o gestor análise se o setor de hortifruti, mercearia ou açougue por exemplo, irão alcançar a meta do mês.
A meta de vendas é uma ferramenta poderosa para criar forças de vendas, e ajuda muito a aumentar o faturamento, principalmente se acompanhadas de premiações para os responsáveis da operação quando alcançam as metas, pois mantém a equipe motivada e o resultado é revestido em vendas.
Para ter uma meta de vendas eficaz e com relatórios confiáveis é necessário tem um bom sistema de gestão, pois devido ao volume de informações a serem cruzadas e analisadas, realizar sua meta de vendas em planilhas se torna moroso e inviável.
Um fator importante que deve ser considerado para o estabelecimento das metas de venda é a qualificação da sua equipe de colaboradores. Esse fator interno é muito importante porque ele irá adequar as metas à realidade, de forma que você não estabeleça metas inalcançáveis, se na prática, sua equipe não tem o tamanho nem as habilidades necessárias, por exemplo.
Nesse caso, se a sua equipe e a sua meta de vendas são incompatíveis, você tem duas opções disponíveis. Ou você diminui os seus padrões de meta de vendas para se adequar ao tamanho e habilidade da sua equipe, e isso significa menos resultados e um aumento gradual e lento conforme houver evolução nos resultados. Ou você capacita e melhora o seu quadro de colaboradores, o que pode ser feito através de programas de capacitação ou na contratação de novos profissionais.
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Até breve!