Há quem acredite que o marketing para supermercados não é algo tão essencial dentro dessa rede. A verdade é que essas pessoas estão muito enganadas, pois as estratégias de marketing têm como objetivo atrair os clientes e fidelizá-los — e quem não quer isso para a sua empresa?
Com um marketing bem-feito é possível melhorar o faturamento e, dessa forma, aumentar as oportunidades de expandir o negócio. Isso acontece porque as estratégias conseguem convencer o consumidor de que o seu estabelecimento tem aquilo que ele procura. Assim, o supermercado ganha credibilidade e destaque da concorrência.
Já se convenceu da importância do marketing para supermercados? Ótimo! Porque agora vamos dar seis dicas para você atrair mais clientes. Acompanhe!
1. Aposte em marketing social
Os novos consumidores desejam se relacionar com empresas que trabalhem questões relacionadas aos valores, tanto sociais quanto ambientais. Nesse sentido, vemos que o marketing social tem ganhado muita força.
Como exemplo, podemos citar uma ação realizada em 2017 pelo Shopping Iguatemi Alphaville, em Barueri, São Paulo. Os consumidores foram convidados a renovarem seus guarda-roupas para ajudarem uma instituição beneficente. O resultado? Mais de 3 mil peças de roupas arrecadadas em apenas quatro dias.
As pessoas que doaram suas roupas usadas e em bom estado de conservação receberam vouchers de desconto das lojas que participaram do evento. Foi montado dentro do shopping um estabelecimento para receber as peças e distribuir os descontos, que chegaram a 70%.
É bacana aplicar essa estratégia em seu supermercado, mas voltada para a doação de alimentos. Incentive o seu público a ajudar as pessoas carentes ou instituições de caridade com cestas básicas, por exemplo. Mostre aos clientes e potenciais clientes que você também compartilha dessa ideia humanitária.
2. Utilize estratégias de vídeo marketing
Uma pesquisa revela que o consumo de vídeos online aumentou em 135% entre 2014 e 2018. Isso indica que o vídeo marketing é uma excelente ferramenta para alcançar o seu público e tornar as suas estratégias ainda mais eficientes.
Os vídeos possibilitam que você apresente com mais eficiência os produtos oferecidos no seu supermercado. Além disso, o público tem a oportunidade de conhecer melhor a estrutura do estabelecimento.
É importante você saber que na rede social mais popular do mundo, o Facebook, os anúncios em vídeo têm 43% mais compartilhamentos do que as postagens em outros formatos. Ou seja, esse é um ótimo recurso para levar a sua mensagem a mais pessoas.
Por fim, os vídeos ajudam a entregar uma proposta de valor de maneira clara, pois eles promovem um nível de entendimento muito maior em comparação com o formato escrito.
3. Implemente soluções de geomarketing
As soluções de geomarketing trabalham com estratégias inteligentes de localização, a fim de melhorar as chances de a sua mensagem chegar ao seu consumidor ideal no momento certo.
As próprias redes sociais disponibilizam recursos que podem ajudar nas estratégias de geomarketing com o objetivo de engajar os consumidores em negócios locais. Uma delas é o check-in. Ao realizar o check-in no seu supermercado, você pode oferecer ao comprador um desconto, um brinde exclusivo, entre outras vantagens.
Hoje em dia, ele é muito usado quando as pessoas querem acessar a rede Wi-Fi do estabelecimento. Na tentativa de acesso, é solicitado que o cliente realize o check-in para que o sinal da internet seja liberado. Simples, não?
4. Invista em marketing sensorial
O marketing sensorial tem como foco principal trabalhar os sentidos do público-alvo para aumentar as vendas de determinado produto. Essa estratégia envolve desde o design criativo de uma embalagem até a exploração de memórias e emoções por meio do olfato.
Em seu supermercado, você pode oferecer degustação de produtos novos. Uma boa ideia para despertar o olfato e o paladar das pessoas é assar pequenos aperitivos de churrascos. O intuito dessa ação é que o público possa experimentar e avaliar a qualidade das carnes e linguiças vendidas no seu estabelecimento.
Vale ressaltar que, para desenvolver essa estratégia, é necessário levar em conta a sua região e os costumes dos seus clientes. Uma comida típica do Sul, por exemplo, talvez não faça sucesso entre o público de um supermercado do Norte do país. O mesmo se aplica às músicas, caso você queira explorar a audição.
5. Planeje ações sazonais
Todo negócio tem períodos sazonais, inclusive os supermercados — principalmente depois de feriadões e datas especiais, como Natal e Réveillon. Por esse motivo, é preciso se preparar para não deixar seus produtos estagnados nas prateleiras e gôndolas, e criar promoções para melhorar o seu fluxo de caixa.
Por exemplo, você pode fazer promoções de alimentos prontos, como pizzas. Há grandes chances de funcionar porque, após o período de festas, as pessoas preferem “dar um tempo” na cozinha e optam pela alternativa mais fácil.
Montar um mix de produtos também é interessante. Vamos supor que após a Páscoa alguns chocolates ainda estão à venda. Nesse momento, é possível produzir combos por um preço especial, a fim de movimentar as mercadorias que sobraram e melhorar a sua lucratividade.
6. Crie ações sustentáveis
Essa é uma forma de conscientizar consumidores e colaboradores sobre a importância de cuidar da natureza. Para começar, procure sempre separar o lixo do seu supermercado. Como essa demanda é muito grande, você ainda pode vender as caixas de papelão e outros materiais para empresas de reciclagem.
Uma alternativa interessante é incentivar o uso de ecobags para diminuir ao máximo a produção de sacolas de plástico não-biodegradáveis. Aproveite para trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. As luzes brancas são mais econômicas e têm vida útil muito maior.
Você pode estar pensando que essas ações sustentáveis não são estratégias de marketing para supermercados, mas são, sim. Isso porque as pessoas estão mais conscientes da importância de preservar o meio ambiente e, por isso, preferem comprar em estabelecimentos que seguem esses valores.
Ao colocar em prática essas dicas de marketing para supermercados, a tendência é que as suas vendas aumentem e o seu negócio se torne referência em seu segmento. Caso precise de ajuda para fazer tudo da maneira certa, procure um profissional especializado na área e terceirize esse serviço.
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