Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

KPIs: melhore os resultados do setor de compras

  • março 1, 2019

O setor de Compras está entre os setores que mais impactam a área financeira de qualquer empresa, independente do porte. Por isso, é muito importante acompanhar a performance da sua empresa através dos KPIs.

Importância do setor de Compras

Sabemos que essa área concentra grandes responsabilidades, pois sua principal função é coordenar o fluxo de informações, serviços, recursos financeiros, bens da empresa, mediar o contato com fornecedores, etc.

Mas, o que são KPIs?

Os indicadores-chave de performance ou simplesmente KPIs, são um conjunto de parâmetros de gestão que possibilitam avaliar o desempenho do departamento de Compras.

Essa mensuração movimenta a empresa para a direção correta, impulsionando-a para alcançar os objetivos organizacionais e melhores resultados financeiros.

Objetivos dos KPIs

  • Melhorar o atendimento aos clientes;
  • Avaliar o desempenho dos fornecedores;
  • Efetuar o monitoramento de todas as etapas do processo de compra;
  • Aperfeiçoar os processos de compras, de modo a gerar a redução dos custos e  elevar os níveis de competitividade.

7 KPIs para o setor de compras 

Os indicadores-chaves que vamos conhecer agora, ajuda você a monitorar e otimizar a rotina do departamento de Compras da sua empresa.

Saving (Orçado x Comprado)

Este indicador mede o ganho entre o que foi orçado e o que foi comprado. Em outras palavras,  o objetivo dele é mensurar a eficácia e produtividade do setor de Compras, bem como sua capacidade para gerar mais lucros diretos para a empresa.

 Lead Time

Este KPI é frequentemente usado para analisar a eficiência operacional do setor. Mensura o intervalo de tempo entre o momento da requisição da compra de matérias-primas até o atendimento da demanda.

Isso inclui o tempo de procura, seleção de fornecedores e a análise de cotações.

Produtividade

O indicador de produtividade é uma métrica para avaliar a equipe de Compras.  Possibilita analisar, principalmente, a quantidade de horas por semana dedicadas à determinados processos.

Custos de suprimentos

O KPI de custos de suprimentos permite identificar a necessidade de investir em melhorias e redução de custos para tornar o ciclo de compras cada vez mais sustentável.

Satisfação do Cliente

Possibilita que a empresa descubra o nível de satisfação do público, através de feedback e sugestões dos próprios clientes em relação ao atendimento e à qualidade do produto.

Com base nas informações coletadas é possível desenvolver estratégias para melhorar o atendimento.

Nível das entregas

Indicador que ajuda na avaliação da eficiência e da confiabilidade dos fornecedores; e também, na análise do desempenho logístico da empresa.

O KPI de nível das entregas compara o prazo esperado para entrega, com a data em que o pedido realmente foi expedido.

Taxa de devoluções

Permite que a equipe de Compras avalie se as aquisições estão sendo realizadas de forma correta, e, de modo consequente, verifica se os processos de compras estão adequados.

Conclusão

Todos esses sete indicadores de desempenho são primordiais para que o departamento de Compras da sua empresa melhore o nível de produtividade e tenha resultados mais satisfatórios.

Avalie cada KPI e elabore um plano de ação para implantar agora mesmo no seu negócio.

Sugestão de leitura

Talvez você se interesse por este conteúdo aqui – Melhore a produtividade da sua empresa

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnterior3 passos simples para aumentar clientes no seu restaurante
NextConheça 3 dicas de atendimento ao clientePróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!