Se existe algo que sempre esteve em alta é inovar. Novos jeitos de fazer velhas coisas, com mais qualidade, menos tempo, mais rápido ou até mesmo de uma forma mais divertida. A inovação é valorizada pelos consumidores e o reflexo dessa aprovação é o aumento nas vendas, a fidelização dos clientes a atração de novos.
No artigo de hoje selecionamos as principais tendências de inovação para o varejo, explicando brevemente cada inovação e como você pode colocar em prática na sua loja.
Valorização das lojas físicas
O e-commerce cresceu bastante nos últimos anos, mas as lojas físicas seguem sendo valorizadas. A visão sobre os estabelecimentos físicos foi um pouco alterada, e a ideia atual é que eles passem a servir mais como um local de experimentação do que como um ponto de vendas propriamente dito. Um cliente pode ir a um supermercado, provar algum produto e passado algum tempo, ele pode finalizar a compra pelo e-commerce do varejista. É preciso desmistificar a ideia de que os e-commerces e as lojas físicas de uma mesma rede são negócios diferentes. Pelo contrário, devem servir como uma extensão um do outro.
Blockchain
Uma das coisas que mais preocupam os usuários é se ambiente online da sua loja é realmente seguro e não está sujeito a invasões. Logo, contar o apoio do Blockchain, que também é conhecido como procedimento de confiança, é fundamental, pois ele torna os processos mais transparentes e traz total controle das ações da sua loja. Todas as informações são separadas em blocos que registram datas, recebedor, emissor e aspectos relacionados ao tempo de cada transação.
Relacionamento com consumidores conectados
No Brasil, existem mais smartphones do que habitantes. A média é de mais de um por habitante, sem considerar demais aparelhos inteligentes como smartwatch, smart TV, computadores, tablets e etc. Bom, o fato é que a conectividade à internet é algo inerente a diversas atividades cotidianas. Nesse sentido, a ideia é que o varejo veja essa nova realidade como uma oportunidade de melhorar a comunicação com seus clientes. Isso pode ser feito por meio das mídias sociais, de estratégias de marketing de conteúdo, com o envio de newsletter e e-mail marketing, por exemplo.
Hiperlocalismo
No hiperlocalismo os produtos oferecidos têm uma proximidade com o local em que eles são produzidos. No caso do seu supermercado, é possível fazer isso com a sua padaria, e caprichar na divulgação desse conceito, como por exemplo, gravar vídeos belos e bem dirigidos da produção dos pães, doces e bolos na cozinha. Não é necessário gravar um tutorial de receita, bastam cenas curtas, como a farinha do pão sendo jogada na mesa, o bolo entrando no forno, os docinhos colocados sobre o balcão, um funcionário da padaria entregando um produto ao cliente, e assim por diante. Essas imagens, em vídeo ou foto, podem ser divulgadas em campanhas nas redes sociais e demais veículos, ou dentro do próprio estabelecimento, em televisões espalhadas pela loja, banners, cartazes etc.
Geolocalização em estabelecimentos físicos
É possível usar a geolocalização para catalogar os produtos da sua loja física e fornecer esse catálogo em um aplicativo, por exemplo. Com essa tecnologia é mostrado um mapa para o cliente, que aponta para o local onde está o item que se tem o desejo de comprar.
Investimento em ações de experiências do consumidor
Essa estratégia de inovação representa um estreitamento de laços das empresas com o consumidor. Essa inovação não se limita à sua loja física e pode também ser utilizada no ambiente digital. Você pode colocar isso em prática realizando produção de eventos, ações de merchandising, o design e o marketing sensorial são exemplos de ações de experiências.
Intervenções tecnológicas
A tecnologia integrou-se à vida das pessoas de tal maneira, que já é impossível separar a realidade física da virtual. Claro que o comércio varejista precisa fazer intervenções tecnológicas em seus estabelecimentos físicos. No caso do varejo alimentício, por exemplo, pode ter um dispositivo em que o cliente tenha acesso a combinações, harmonizações e receitas para fazer em casa, já que a realidade brasileira dos últimos anos tem sido comer em casa.
Internet das coisas
Nunca foi tão fácil conectar-se à internet. A tendência é que mais objetos conectados se popularizem. Nos estabelecimentos comerciais, como o seu supermercado, a internet das coisas é vista como uma grande inovação no varejo. Com ela é possível calcular com exatidão a distância das entregas dos fornecedores, controlar o tráfego de clientes presentes na sua loja em tempo real e identificar oportunidades de vendas com intuito de criar campanhas que ofereçam produtos atrativos ao interesse dos consumidores.
Entrega rápida
Os consumidores querem comprar digitalmente e ter entregas rápidas e confiáveis. Para conseguir oferecer entregas rápidas e eficazes, você precisará investir em uma boa estrutura logística, com parceiros confiáveis e que, ao mesmo tempo, consigam fechar valores que sejam bons para a empresa.
Frete grátis
O frete grátis é um grande atrativo no varejo. É também uma prática muito comum, principalmente em grandes estabelecimentos. Mas os pequenos também têm tomado espaço e conseguido oferecer frete grátis nas entregas com base em parcerias com empresas de entrega, embutimento no valor dos produtos e também em estipular um valor mínimo para conseguir o frete grátis, o que aumenta o ticket médio.
Omnichannel
Os meios físicos e digitais estão cada vez mais misturados no dia a dia do varejo. Por isso, não adianta querer aprimorar uma dessas estratégias, deixando a outra para trás. A ideia do omnichannel é justamente disponibilizar técnicas para impulsionar as vendas em ambos os espaços, usando o site, as redes sociais e até o WhatsApp.
Isso tudo ajudará a aumentar as vendas presenciais, já que a empresa precisa estar onde o seu cliente está. Nesse caso, em função da pandemia, combinar esses canais é primordial, garantindo uma operação eficiente em todas as frentes.
Agora que você já conheceu cada um dos tipos de inovação e como colocar em prática, está também preparado para ter um negócio mais lucrativo e pronto para o futuro.
Se você gostou de ficar por dentro das tendências e inovações no varejo, acompanhe as nossas novidades aqui no blog.