Você sabe o que é um ponto extra? Ele é um local à parte que é destinado a exposição de produtos fora das suas respectivas seções. Ter um ponto extra no seu supermercado pode ajudar bastante a complementar a lucratividade e a organizar melhor os produtos dentro da loja.
Além disso, o ponto extra é uma ferramenta de marketing com duas finalidades muito importantes. A primeira delas é chamar atenção dos consumidores que caminham na loja e lembrá-los que o estabelecimento tem a marca exposta no ponto extra, ou que lançou um novo sabor, embalagem, modelo daquele produto, ou simplesmente lembrá-lo de que ele precisa adicionar no carrinho aquele item que se esqueceu de comprar. A segunda finalidade é a de complementar a lucratividade vinda das seções, já que o ponto extra estimula as compras por impulso, o que significa que o consumidor leva mais itens do que ele havia realmente planejado comprar quando entrou em seu estabelecimento, uma alteração que foi provocada pela presença do ponto extra.
As opções para explorar esses pontos fora das gôndolas tradicionais são várias. Variam os formatos e tamanhos, mas as principais são: frente de caixa, ilhas promocionais, ponta de gôndola, orelha e clip strip. Confira cada uma delas:
Frente de Caixa: nesse espaço os itens são expostos em um pequeno display, geralmente colocado sobre a esteira do caixa. Quanto aos tipos de mercadorias, geralmente são itens de impulso, como balas, doces, canetas, chicletes, revistas, entre outros. Atenção para não exagerar na exposição desses itens, pois o excesso de produtos na esteira pode dificultar o bom atendimento, o trabalho do seu operador de caixa e atrapalhar o cliente a colocar seus itens na esteira.
Ilhas Promocionais: são balcões colocados nos corredores da loja. Geralmente expostos com o objetivo de destacar um determinado produto ou enfeitar o ponto de venda, principalmente em datas especiais como por exemplo o Natal e o dia de São João. Eles servem para gerar curiosidade e chamar a atenção dos consumidores. Alguns estabelecimentos utilizam este ponto extra em ações de marketing oferecendo degustação de determinados produtos também, mas isso não é uma obrigatoriedade, mas sim uma ação de marketing adicional.
Ponta de Gôndola: esse ponto extra é uma extensão de uma gôndola de determinado setor. Para entender melhor esse assunto, recomendamos o nosso artigo anterior postado aqui no blog sobre ponta de gôndola. Os produtos expostos em ponta de gôndola costumam se destacar muito mais em relação aos demais itens do mesmo corredor e têm suas vendas aumentadas devido a isso.
Orelha: é um display que acompanha a ponta de gôndola. Normalmente posicionado ao lado dela. A orelha serve para sincronizar os produtos, complementando a compra do consumidor. Por exemplo, se a ponta de gôndola for de macarrão, o display deverá expor uma mercadoria correlacionada, como o queijo ralado.
Clip strip: é uma tira de plástico geralmente, que possui ganchos para pendurar produtos. Essa tira pode ser colocada nos corredores de cada seção. Não dá para todo tipo de produto, são adequadas para produtos pequenos, leves e com pouco volume. É possível expor em seus corredores tradicionais, onde geralmente seriam encontrados, ou então em corredores que não se esperaria encontrá-los, mas que pela lógica da venda cruzada faz sentido que este item esteja ali. Por exemplo, o amendoim, que pode ser exposto em uma clip strip no corredor de salgadinhos, onde ele deveria estar, ou perto das cervejas, onde convém ele estar porque combina com o item associado.
Com todas essas informações você já está preparado para aplicar e colher resultados com a estratégia de pontos extras no seu estabelecimento. Continue conectado para saber mais sobre o melhor do setor varejista. Até breve!