No dia 12 de junho é comemorado no Brasil o Dia dos Namorados. Essa data promete movimentar diversos setores da economia e, com certeza, o varejo alimentício não ficará de fora. Esse ano o dia 12 de junho cai em um domingo, o que significa que os apaixonados terão o dia inteiro para passar juntos, diferentemente dos anos em que a ocasião aconteceu em dias de semana, o que reduziu as possibilidades – diante das rotinas de trabalho – a um jantar romântico em casa ou no restaurante.
Com mais possibilidades, um piquenique no parque, um almoço especial, um café da manhã romântico, um lanche da tarde e até mesmo o tradicional jantar romântico são algumas das várias opções. Em todas elas os seus produtos podem estar presentes e as melhores estratégias para que isso aconteça estão aqui:
1 – Analise os anos anteriores
Quais foram os produtos mais vendidos no Dia dos Namorados dos anos anteriores? Faltou estoque de algum produto? O que fez sucesso? O que encalhou? Responder a essas perguntas é essencial para não repetir erros do passado e para aprimorar ainda mais as táticas que deram certo. Ter o olhar crítico sobre a própria performance é importante para definir e acertar nas próximas estratégias da lista, por isso essa estratégia vem em primeiro lugar.
2 – Decore o ambiente
Uma decoração temática na loja com cartazes, balões, imagens, corações, papéis estampados etc. é muito bem-vinda e proporciona ao seu cliente a imersão no contexto da data comemorativa. O ambiente digital da sua loja também pode ser decorado com frases, corações e estampas, seja na foto de perfil do WhatsApp, nos posts do Instagram, no site da empresa e muito mais. Decorar os ambientes faz com que o seu cliente se recorde de que uma data comercial importante se aproxima e possibilita que ele se planeje ou que não se esqueça de comprar.
3 – Crie kits
Uma boa ideia para a data é criar kits, como por exemplo, com itens como vinho, queijos, petiscos e chocolates. Reunir itens muito procurados em um mesmo kit estimula a compra de itens relacionados. Uma boa ideia para escolher os itens que entrarão nos kits é analisar o que vendeu mais nos anos anteriores, como ensinamos no item 1. Lembre-se de formar kits com preços variados, assim uma diversidade maior de público será conquistada, inclusive com itens não alcoólicos, para agradar também os jovens casais adolescentes.
4 – Ofereça embalagens de presente
Ter laços, embrulhos, caixas, sacolas e itens temáticos desse gênero podem ser um atrativo para que os seus clientes comprem no seu estabelecimento o presente. Muitas vezes, a falta de uma embalagem de presente impede que o cliente compre um produto e acabe preferindo comprar em uma loja de chocolates que ofereça essa embalagem. Para não perder essas vendas é simples! Ofereça embalagens de presente para compra ou como cortesia.
5 – Sorteios de produtos
Uma boa ideia de ação para fazer no supermercado no Dia dos Namorados é a realização de sorteios. Entretanto, é preciso escolher quais serão os prêmios oferecidos já que eles precisam ser ao mesmo tempo atrativos para os clientes, bem como para a empresa. Algumas ideias de prêmios podem ser cestas de produtos, jantares românticos, hospedagem em hotéis e vale compras. O que vai te ajudar a escolher a melhor opção é o seu conhecimento sobre o seu público.
Com essas estratégias, o Dia dos Namorados da sua loja será um sucesso! Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao melhor conteúdo sobre o seu setor. Até breve!