O Dia das Mães é um das épocas sazonais mais importantes do ano para o varejo. Essa data é muito tradicional e valorizada pelos consumidores, que procuram conforto e boas opções para fazerem suas compras. Para que o seu supermercado se destaque no meio de tantas opções, é preciso se preparar e desenvolver estratégias para se aproximar do seu cliente.
É por isso, que no post de hoje, vamos te dar dicas de ações simples para aumentar suas vendas nos dias das mães.
Entenda seu cliente
Antes de planejar suas ações, é preciso entender as características do seu público, de acordo com cada época do ano. O que seu cliente procura? Quais são suas necessidades? Essas perguntas irão te orientar, para um planejamento personalizado e que chame atenção. O que você tem que ter em mente, é que o seu cliente irá comprar um presente para uma pessoa muito especial, então ele precisa se sentir seguro para escolher o local certo para essa compra.
Tenha planejamento
Após identificar as necessidades do seu cliente, é hora de se planejar, para que tudo esteja perfeito na data. O primeiro passo é saber qual o orçamento disponível para investir nessas ações, para que você não corra o risco de ficar no prejuízo. O investimento deve estar de acordo com a previsão de lucro. Com esse orçamento calculado, você poderá planejar o que é viável ser colocado em prática e o que vai impactar na decisão de compra do seu cliente.
Invista em estratégias de marketing
Divulgação é uma palavra importante em datas sazonais. Seu negócio precisa de visibilidade, para aumentar as vendas. As estratégias de marketing irão mostrar para o cliente, que o que ele procura está na sua loja. Invista em publicidade online, que tem alto alcance e atinge diretamente seu público-alvo. No seu PDV (Ponto de venda), desenvolva uma identidade visual que remeta a data, com decorações e stands personalizados.
Dê destaque para os produtos certos
Como já falamos aqui no blog da Linear, a organização das gôndolas pode influenciar no interesse de compra do cliente. É nesse momento, que os produtos especiais da data devem receber destaque, para facilitar a identificação do consumidor. A data é dia das mães, então não faz sentido que, por exemplo, itens de higiene masculina estejam em um stand de promoção. No planejamento, é importante montar uma lista detalhada dos produtos que serão o foco de venda da sua loja, para que eles possam estar em destaque nas gôndolas.
Ações promocionais
O dia é todo delas, das mães, então prepare ações promocionais focado nesse público. Brindes, distribuição de produtos femininos, promoções de produtos importantes para elas, são alguns dos caminhos para atrair mais clientes.
Neste artigo, você leu dicas rápidas e simples para aumentar o seu lucro, com uma das datas sazonais mais importantes do ano: o dia das mães. Faça testes e promova as adaptações necessárias conforme as particularidades do seu negócio.
Já que você está em busca de informação para vender mais, aproveite para conhecer agora 4 passos para tornar sua vitrine mais atraente!