Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Giro de estoque: como calcular

  • outubro 7, 2022

O giro de estoque é um indicador que mede a circulação das suas mercadorias. Com ele é possível saber quantas vezes os produtos foram vendidos e repostos, identificando como andam os recursos do seu negócio. Fazer corretamente o controle do giro de estoque é essencial para as finanças e para os processos internos do seu estabelecimento, conforme veremos a seguir.

Em poucas palavras, o giro de estoque mensura o tempo de permanência no estoque de um produto antes da sua venda. Com o giro de estoque você poderá analisar se a gestão do estoque da sua empresa é eficiente e se existe equilíbrio entra as vendas realizadas e as compras de produtos. Assim, quanto mais vendas, maior deve ser o giro de estoque para manter a estabilidade. O ideal é que não existam produtos sobrando nem faltando, ou seja, que seu produto não fique tempo demais nas prateleiras ou que sobrem buracos vazios muito rapidamente. Isso porque, havendo sobra, isto é, excesso de produto, os custos de armazenagem e o risco de perder produtos por validade expirada são muito altos, gerando prejuízo. Mas se ocorre o contrário, isto é, a falta de mercadoria, o risco é não ter como repor o estoque que for vendido, deixando de vender e gerando prejuízo também. Qualquer um dos erros, seja pelo excesso ou pela falta, prejudica negativamente as finanças da empresa e devem ser evitados.

Mas como evitar esses erros? A resposta é clara, calculando seu giro de estoque!

A conta é bastante simples, mas inclui dados que precisam ser conhecidos pela empresa. Como o número total de vendas no período e o volume médio de estoque no período. Se a sua empresa estiver operando adequadamente, conseguir esses dois dados não será um problema

Primeira forma de calcular:

NÚMERO TOTAL DE VENDAS NO PERÍODO / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE NO PERÍODO = GIRO DE ESTOQUE

Escolhemos o período de 1 ano. Nesse período, o nosso total de vendas foi de 20.000 unidades ao ano. Nosso volume médio de estoque nesse período foi de 1.200 unidades. Sendo assim, teríamos o seguinte cálculo: 20.000/1.250 = 16 giros de estoque ao ano.

Segunda forma de calcular:

NÚMERO TOTAL DE VENDAS NO PERÍODO / VALOR DO ESTOQUE NO PERÍODO = GIRO DE ESTOQUE

Existe uma outra forma de fazer esse cálculo que pode ser especialmente útil se a sua empresa tiver vários produtos diferentes em estoque. Nesse caso, a alternativa é utilizar os valores de compra do fornecedor, ao invés do número de vendas. Por exemplo, o valor de compra ao ano foi de R$ 50.000,00, o valor do estoque é de R$ 12.000,00. O cálculo seria: 60.000/12.000 = 5 giros ao ano.

Terceira forma de calcular:

TOTAL DE VENDAS NO PERÍODO DE AMOSTRA / QUANTIDADE DE DIAS DO PERÍODO DE AMOSTRA = GIRO DIÁRIO

GIRO DIÁRIO X 7 = GIRO SEMANAL

GIRO DIÁRIO X 30 = GIRO MENSAL

Talvez você prefira calcular seu giro de estoque diário, semanal ou mensal. Se este for o caso, uma boa forma de fazer isso é pegar os dados de vendas de um período de amostra de uns 60 dias (por exemplo) e dividi-los por esse mesmo número. Na prática funciona assim: Vamos supor que em 60 dias você vendeu 500 bandejas de morango: 500 bandejas / 60 dias = 8,33 bandejas por dia (como não existem 8 bandejas vírgula 33, considere 9 bandejas, já que arredondando para baixo, ou seja, para 8 unidades, seria insuficiente. Faça sempre isso nos seus cálculos de giro quando o número der “quebrado”). Assim você tem a quantidade média diária necessária para suprir as vendas, hipoteticamente. Para saber quantas bandejas você precisa semanalmente, isto é, seu giro de estoque semanal, você precisa multiplicar a quantidade diária por 7 dias, assim: 8,33 bandejas x 7 dias = 58,3 bandejas (novamente, como não existem 58 bandejas vírgula 3, considere 59 bandejas). E por mês, a quantidade por dia é multiplicada por 30, ou seja, 8,3 bandejas x 30 dias = 249,99 bandejas (300 bandejas).

Mas e se eu não quiser repor diariamente, semanalmente ou mensalmente, quantos dias o meu estoque dura?

QUANTIDADE DE DIAS DO PERÍODO / QUANTIDADE DE GIROS = DIAS DE DURAÇÃO DO ESTOQUE

Um outro cálculo é bastante útil no dia a dia do seu negócio. Na verdade, você irá utilizá-lo depois de calcular o seu giro, para poder transformar essa informação em outro dado muito útil, que é quantos dias o seu estoque dura até ser reposto. Nele são considerados os dias para que se tenha como resultado do cálculo qual o tempo médio para que se reponha o estoque da empresa. Vamos a um exemplo prático. O ano tem 365 dias, a quantidade de giros ao ano, como calculamos lá em cima, é de 16 giros. Assim, teríamos o seguinte cálculo: 365/16 = 22,8 dias. Com esse resultado, você sabe que o seu estoque dura 22,8 dias até ser reposto. No caso de números quebrados, como este, arredonde para baixo, pois o seu estoque não será suficiente para 23 dias. Assim, temos que o tempo médio para que se reponha o estoque da sua empresa é de 22 dias antes que ele acabe. Isso te ajuda a programar os pedidos de compra.

Agora ficou tudo muito mais claro sobre o assunto e você pode hoje mesmo realizar os cálculos para controle do seu giro de estoque. Gostou do artigo? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorProdutos premium no seu varejo
NextSKU: o que é?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!