Fazer a gestão de supermercado significa administrar o negócio utilizando estratégias eficazes para os processos e as operações específicas desse ramo, levando em consideração os objetivos da empresa, sejam eles imediatos ou de longo prazo, desde reduzir custos, aumentar as vendas, expandir o negócio ou melhorar a imagem, por exemplo.
Para uma boa gestão de supermercado, além de dirigir o dia a dia da empresa, a pessoa precisa ter conhecimento sobre alguns temas para aplicar bem metodologias, táticas e ferramentas adequadas. Os principais assuntos que fazem parte da gestão de supermercados são o gerenciamento estratégico de categorias, compras e negociações, prevenção de perdas, legislação sanitária, mix de produtos, gestão de pessoas, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, marketing, formação e gestão de preços, finanças, responsabilidade social, logística, tecnologia aplicada ao varejo, gestão de processos e, a depender do supermercado, precisa também entender de e-commerce.
Perceba que a gama de assuntos que um bom gestor precisa entender é muito grande. Em muitos destes temas, não será suficiente somente um conhecimento raso, mas será necessário também um aprofundamento. O artigo de hoje não pretende ser um curso sobre gestão, até mesmo porque isso demandaria muito tempo de leitura e talvez você leitor pudesse se perder em meio a tanto conteúdo de tantas áreas do conhecimento, em formato de artigo.
Por isso, pensando na dificuldade que é para falar sobre todos esses assuntos com profundidade adequada, preparamos o artigo de hoje com breves informações a respeito desses temas. Assim, você poderá identificar quais são os pontos fracos que merecem e precisam de aprofundamento, de acordo com a sua realidade pessoal e empresarial. Confira!
Sistema de gestão (ERP)
Para começar bem uma gestão de supermercado, nada melhor do que um excelente sistema de gestão, também conhecido como software ERP (Enterprise Resource Planning). O gestor escolherá um sistema que tem a função de integrar todas as atividades empresariais em uma só plataforma. Com isso, você passa a ter total controle dos processos, finanças, vendas, RH etc. Os ERPs são a principal ferramenta utilizada por empresas no mundo todo, de todos os portes, para garantir eficiência de gestão. Se você estiver preocupado em ter que se adaptar a essa ferramenta, saiba que hoje já existem softwares de gestão desenvolvidos especialmente para o ramo de supermercados, como é o caso do Sistema de Gestão Linear.
Está tudo interligado: Giro de produtos, Prevenção de perdas, Fluxo de Caixa, Capital de Giro, Controle de Estoque.
É característico que em um supermercado o giro de produtos seja bastante alto. Isso por si só já gera diversas implicações no fluxo de caixa, no capital de giro e no estoque propriamente dito. Por isso, domine bem o controle de estoque e esteja atento ao impacto no capital de giro e no fluxo de caixa, para não ter prejuízos nem pela falta de produtos, nem pelo excesso deles, que causa perda por deterioração e, enquanto não vendem, representam muito dinheiro parado.
Gestão de pessoas
As pessoas são fundamentais para o funcionamento de um supermercado e, dependendo do tamanho do supermercado, as necessidades e funções desempenhadas aumentam. É preciso ter caixas para cobrir os diferentes horários, pessoas para receber as mercadorias, repositores, atendimento ao consumidor e pessoal de limpeza, por exemplo. A depender do tipo de supermercado, mais pessoas e mais funções podem ser necessárias. E isso precisa ser avaliado também pelo gestor.
Contabilidade
São inúmeras as transações todos os dias e, por isso, é fundamental estar por dentro de tudo o que a lei exige do ponto de vista contábil/fiscal. Além disso, é preciso cumprir com os prazos de entrega das obrigações, como SPEDs, por exemplo. Por este motivo ter o suporte de empresas e consultores especializados em contabilidade para supermercados é fundamental para garantir o cumprimento correto das obrigações.
Gestão de compras
A gestão de compras é um dos pontos mais importantes desse tipo de empresa, fazendo com que as negociações e as relações com os fornecedores tenham papel fundamental nos resultados. Se não houver uma compra coerente com seu giro de estoque, você pode até expandir o faturamento, mas fica difícil manter a lucratividade e um fluxo de caixa ideal.
Impostos
As legislações inerentes a impostos mudam frequentemente, sendo obrigatório realizar os ajustes das tributações nos cadastros dos produtos que a empresa comercializa. Para isso é indispensável conhecer os detalhes dos produtos e as legislações dos mesmos e isso não é uma tarefa simples. O gestor pode contar com uma ajuda especializada para isso, como uma consultoria de um advogado especialista tributário.
Conheça seus clientes
Uma boa gestão de supermercados é aquela que conhece exatamente quem entra e sai da loja, bem como o ticket médio de compras dos clientes. Ao utilizar um sistema de gestão, você pode obter ainda mais dados sobre as transações, conhecendo a fundo o perfil de consumo dos frequentadores. Torna-se possível, por exemplo, saber qual é a frequência de compra de cada pessoa e suas respectivas preferências. A partir daí, fica mais fácil criar estratégias visando o aumento das vendas, por exemplo.
Marketing
O gestor precisa destinar uma verba à comunicação, sem se esquecer de especificar as metas e os indicadores que possam medir com exatidão os resultados de cada campanha, pois assim você sempre conhecerá o ROI (retorno sobre o investimento).
Finanças
Supermercados precisam lidar com compras junto aos fornecedores, pagamento de funcionários, quitação de diversos impostos e milhares de transações a cada mês. Por isso, é fundamental saber quais números acompanhar.
Não devem ser poupados esforços quando a questão é cuidar do capital de giro e do fluxo de caixa. O ideal é ter uma reserva para emergências e tomar muito cuidado ao utilizar linhas de crédito. Além disso, o gestor deve prezar sempre pelo pagamento em dia dos funcionários e fornecedores. Uma vez que o setor financeiro está bem-estruturado, é possível investir em outras áreas estratégicas.
Uma boa gestão é aquela que dá atenção às diversas áreas que fazem parte do negócio. Por isso é preciso estabelecer processos de melhoria contínua em todos os departamentos, o que garantirá a expansão constante do negócio. Se uma área estiver enfraquecida, ela naturalmente se tornará um gargalo para todas as demais, já que, de uma forma ou de outra, todas as áreas estão interligadas.
Se você chegou até aqui e ainda necessita de mais informações sobre cada uma das áreas que envolvem a gestão de um supermercado, temos disponíveis aqui no blog artigos sobre cada uma dessas áreas, desde controle de estoque até tributação e e-commerce. Fique à vontade para explorar todo o conteúdo do blog e continue conectado para saber mais sobre o varejo!