Entender o conceito de gestão de compras é essencial para garantir resultados satisfatórios no funcionamento de um estabelecimento comercial.
O planejamento vai desde a apuração da quantidade de mercadorias nas prateleiras e no estoque, até os cálculos de custos relacionados as despesas com armazenamento e depreciação.
Se você não possui um planejamento de compras ou precisa melhorar os métodos que utiliza, continue lendo este post!
Como deve ser realizada?
A administração de compras deve estar integrada com o giro do estoque. Elaborar um guia de como efetuar as compras de produtos de forma estratégica contribui para a criação de perspectivas de resultados positivos, pois a área está diretamente ligada à competitividade e ao sucesso do negócio.
Como fazer uma boa gestão de compras?
Esta análise é indispensável para que você evite perdas e potencialize os ganhos da sua empresa. Veja abaixo quatro pontos que devem ser avaliados na hora de planejar a compra de mercadorias:
Qualidade
Neste ponto deve ser levado em conta a relação custo-benefício de acordo com as necessidades e características dos seus clientes.
Fornecedores
mais do que verificar o preço, é preciso analisar também a credibilidade que o fornecedor tem no mercado, a disponibilidade de produtos e a flexibilidade para entregas.
Previsão de vendas
Faça uma projeção do número de vendas durante um determinado período. Isso ajudará a estabelecer a relação estoque/venda.
Solicite cotações
Para itens que serão comprados em maior quantidade e que estão disponíveis em vários fornecedores, a orientação é solicitar uma cotação.
Esse método permite gerar uma competitividade entre os fornecedores selecionados e consequentemente resulta em propostas com melhores preços e condições de pagamento.
Em resumo
Entender os processos que envolvem o setor de compras é fundamental para qualquer empresário varejista. A aplicação da gestão de compras deve ser feita com cautela e organização.
Entre as diversas ferramentas informatizadas que podem auxiliar no planejamento, está a implantação de um sistema ERP. Com ele você terá análises assertivas e confiáveis sobre o giro de produtos do seu estabelecimento.
Aproveite e confira também o nosso conteúdo sobre como melhorar a produtividade da sua equipe