Gerenciamento por categoria é uma metodologia estratégica entre varejista e fornecedor para definir a categorização de produtos adequada conforme as necessidades do consumidor. Essa metodologia considera qual percurso trilhado pelo cliente e as preferências do consumidor em relação às categorias de produtos.
Na prática, funciona assim: o consumidor que compra molhos de tomate consome mais da marca X ou Y? A que classe social esse consumidor pertence? É homem ou mulher? São essas as perguntas a serem respondidas. Com as respostas, é possível orientar as compras pelo supermercado com cada fornecedor, o que otimiza também os estoques.
As categorias são agrupamentos de produtos formados por itens complementares ou substitutos para atender as necessidades do consumidor. Por exemplo, a categoria de higiene é composta por produtos como condicionadores, sabonetes, hidratantes, entre outros. Outra situação é quando determinado ponto de venda fica em posição de destaque em relação a seus concorrentes, fazendo com que ela seja lembrada. Exemplo: carnes, vinhos, pães.
Existem os itens que são típicos de um abastecimento normal do dia a dia. Exemplo: arroz e macarrão. E também aqueles produtos que têm grande oscilação de venda durante o ano (vendas sazonais, de determinadas datas ou ocasiões). Exemplo: ovos de Páscoa e panetone. Outra categoria é a conveniência, que representa aqueles produtos que atendem desejos pontuais ou emergenciais de consumo. Exemplo: pratos congelados, bebidas em geral, salgadinhos e guloseimas.
Esse gerenciamento por categoria é tão importante porque também pode auxiliar a empresa a direcionar melhor seus funcionários por setores. Assim, os funcionários de cada setor vão conhecer adequadamente a área que atuam, percebendo os produtos que têm mais saída em certa época e poderão sugerir uma reposição de estoque.
Se a sua empresa trabalha com algum software de controle de estoque, como o SGLinear, fica muito mais fácil aplicar o gerenciamento de categorias em supermercados. Isso porque a plataforma já realiza o registro das movimentações, cabendo aos gestores fazer apenas a interpretação dos dados de acordo com essa orientação.
Dessa forma, se o supermercado pretende fazer um acompanhamento mais próximo de produtos específicos, é possível cruzar relatórios para saber, por exemplo, a frequência do giro desses itens e pensar em formas específicas de planejar as compras com os fornecedores.
Aquele que é o responsável por realizar as compras do supermercado terá sua rotina bastante otimizada. Isso porque, com o gerenciamento de categorias, ele perceberá mais facilmente o que precisa ser comprado e com qual frequência. A metodologia contribuirá, ainda, para o bom relacionamento com cada fornecedor.
Outra ferramenta importante no gerenciamento por categorias é a classificação mercadológica de produtos, já abordada em outro artigo aqui no blog. Verifique se o seu sistema de gestão tem essa ferramenta disponível, como o SGLinear possui, pois ela será muito útil no cotidiano de compras.
Vale lembrar que o cadastro precisa ser ajustado à realidade do próprio supermercado. Aliás, esse fator é imprescindível para o envolvimento dos profissionais que lidam com o trabalho e ajudam a construir a lógica das categorias do supermercado.
Se tiver gostado deste artigo, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem também!