Fazer o inventário de estoque de supermercado significa realizar a contagem e a conferência de todos os produtos que você possui em estoque e no ponto de venda. Dependendo do tipo de inventário pode até mesmo incluir outros itens como mobiliário e equipamentos.
Existem diversos tipos de inventário, como por exemplo:
Inventário de estoque permanente
Inventário de estoque geral
Inventário de estoque anual
Inventário de estoque parcial ou dinâmico
Inventário de estoque periódico
Inventário de estoque cíclico
Inventário de estoque rotativo
Independentemente do tipo de inventário, o controle pode ser feito tanto manualmente como através de sistemas de automação para supermercado. Entretanto, seja como for que você escolha fazer, o mais importante é que o inventário seja realizado. Independentemente também do porte do seu negócio, o inventário é um ponto central para o bom funcionamento do varejo. Isso porque, basicamente, uma vez que você esteja vendendo produtos é fundamental saber se tem algo em excesso, algo faltando e quais os itens mais importantes para o seu negócio. Somente com um bom controle de estoque é que você conseguirá tomar melhores decisões gerenciais e colher melhores resultados.
Podemos dividir o processo de inventariar em três etapas claras, são elas: preparação, execução e análise. A primeira etapa, chamada preparação, consiste em realizar o levantamento dos produtos e/ou insumos que serão contados e avaliados pela equipe. A segunda etapa, denominada execução, é o recolhimento das informações e registro nos sistemas através de equipamentos específicos. E por fim, a última etapa chamada análise, é autoexplicativa, já que significa que a equipe responsável pela gestão do supermercado irá analisar os resultados de forma analítica para extrair significado e informações úteis para a gestão.
Na primeira fase, é muito importante que sejam consideradas todas as operações relacionadas às mercadorias, isto é, as operações de compra, recebimento, expedição e movimentação interna dos produtos. Paralelo a isso, o que irá ajudar bastante no próximo passo e que pode ser realizado nessa fase de preparação é a criação de um checklist que oriente os passos para a realização do inventário.
Na segunda fase, chamada de execução, um dos fatores mais importantes e determinantes é o engajamento da equipe. Isso porque, por mais que seu negócio possua tudo o que há de mais sofisticado e tecnológico para a contagem de inventário, com os melhores recursos e facilidades, o fato é que a execução de todas as etapas depende de seres humanos. Portanto, para que a equipe responsável pelo inventário do supermercado esteja sempre motivada, é importante que as lideranças comuniquem a importância de realizar o inventário da melhor forma possível, não apenas “cobrando” dos colaboradores, mas também os treinando para lidar com as tecnologias, procedimentos e eventuais estresses.
Por fim, na fase última fase, de análise dos dados coletados, é muito importante contar com a tecnologia para agilizar o procedimento e para evitar erros e retrabalhos. Além disso, a tecnologia auxilia na compilação dos dados de forma clara, oferecendo ao usuário filtros de busca, formas de separar e categorizar os dados coletados, o que facilita a interpretação que será feita pelo ser humano.
Gostou do artigo? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista.