Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Garanta um inventário eficiente para o seu supermercado

  • março 15, 2022

Fazer o inventário de estoque de supermercado significa realizar a contagem e a conferência de todos os produtos que você possui em estoque e no ponto de venda. Dependendo do tipo de inventário pode até mesmo incluir outros itens como mobiliário e equipamentos.

Existem diversos tipos de inventário, como por exemplo:

Inventário de estoque permanente
Inventário de estoque geral
Inventário de estoque anual
Inventário de estoque parcial ou dinâmico
Inventário de estoque periódico
Inventário de estoque cíclico
Inventário de estoque rotativo

Independentemente do tipo de inventário, o controle pode ser feito tanto manualmente como através de sistemas de automação para supermercado. Entretanto, seja como for que você escolha fazer, o mais importante é que o inventário seja realizado. Independentemente também do porte do seu negócio, o inventário é um ponto central para o bom funcionamento do varejo. Isso porque, basicamente, uma vez que você esteja vendendo produtos é fundamental saber se tem algo em excesso, algo faltando e quais os itens mais importantes para o seu negócio. Somente com um bom controle de estoque é que você conseguirá tomar melhores decisões gerenciais e colher melhores resultados.

Podemos dividir o processo de inventariar em três etapas claras, são elas: preparação, execução e análise. A primeira etapa, chamada preparação, consiste em realizar o levantamento dos produtos e/ou insumos que serão contados e avaliados pela equipe. A segunda etapa, denominada execução, é o recolhimento das informações e registro nos sistemas através de equipamentos específicos. E por fim, a última etapa chamada análise, é autoexplicativa, já que significa que a equipe responsável pela gestão do supermercado irá analisar os resultados de forma analítica para extrair significado e informações úteis para a gestão.

Na primeira fase, é muito importante que sejam consideradas todas as operações relacionadas às mercadorias, isto é, as operações de compra, recebimento, expedição e movimentação interna dos produtos. Paralelo a isso, o que irá ajudar bastante no próximo passo e que pode ser realizado nessa fase de preparação é a criação de um checklist que oriente os passos para a realização do inventário.

Na segunda fase, chamada de execução, um dos fatores mais importantes e determinantes é o engajamento da equipe. Isso porque, por mais que seu negócio possua tudo o que há de mais sofisticado e tecnológico para a contagem de inventário, com os melhores recursos e facilidades, o fato é que a execução de todas as etapas depende de seres humanos. Portanto, para que a equipe responsável pelo inventário do supermercado esteja sempre motivada, é importante que as lideranças comuniquem a importância de realizar o inventário da melhor forma possível, não apenas “cobrando” dos colaboradores, mas também os treinando para lidar com as tecnologias, procedimentos e eventuais estresses.

Por fim, na fase última fase, de análise dos dados coletados, é muito importante contar com a tecnologia para agilizar o procedimento e para evitar erros e retrabalhos. Além disso, a tecnologia auxilia na compilação dos dados de forma clara, oferecendo ao usuário filtros de busca, formas de separar e categorizar os dados coletados, o que facilita a interpretação que será feita pelo ser humano.

Gostou do artigo? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista.

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorProdutos de alto risco no supermercado
NextPonto de ressuprimento: qual a importância de conhecê-lo?Próximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!