A reposição de estoque no setor varejista é de extrema importância para a diminuição de rupturas, para a otimização dos processos e para o aproveitamento de recursos.
Entretanto, para realizar a reposição de forma adequada, extraindo as melhores vantagens possíveis, é necessário encontrar a periodicidade certa.
Para encontrar essa periodicidade adequada você precisará considerar alguns fatores:
1º fator: Qual é o seu giro de venda?
Analise cuidadosamente a rotatividade das mercadorias por meio do histórico de vendas dos meses anteriores. Assim, será possível perceber quais mercadorias vendem mais e precisam de maior investimento.
A partir dessa mesma análise, será possível também eliminar gastos desnecessários com aquelas mercadorias que não vendem e acabam paradas na prateleira. Considere ainda na análise do histórico os períodos de sazonalidade, que podem fazer produtos específicos subirem as vendas consideravelmente.
2º fator: Para quantos dias você quer ter estoque?
Outro fator importante é definir quantos dias de estoque você deseja ter. Isso está diretamente ligado ao seu fluxo de caixa e à validade dos produtos. Para determinar quantos dias de estoque você deseja de um produto, é essencial que o fluxo de caixa e a validade daquele produto sejam considerados. Isso porque, se um produto tem validade de sete dias, é prejudicial ter em estoque uma quantidade suficiente para catorze dias.
Já o fluxo de caixa, quando é desconsiderado no momento da compra, gera grandes prejuízos financeiros, tendo em vista por exemplo que, se for comprada uma quantidade superior a necessária para o período, diversas mercadorias ficarão paradas em estoque, ocupando espaço importante, possivelmente aproximando-se do vencimento e algo também muito preocupante, que é ter que pagar a mercadoria antes de ser vendida, com recurso da empresa.
3º fator: Você tem um sistema especializado?
Um bom sistema de gestão é capaz de automatizar a reposição de estoque e aprimorar o controle dos processos. Com esse recurso é possível reduzir falhas humanas, otimizar o tempo, melhorar o aproveitamento do capital humano e obter dados confiáveis acerca dos produtos e das vendas.
Um software de gestão especializado no setor varejista, como o SGLinear, centraliza as informações dos mais diversos setores da empresa, integra os processos de recebimento e baixa de mercadorias, e ainda agiliza a execução de grande parte das tarefas.
Com a emissão de relatórios detalhados, um acompanhamento de perto é simplificado. Eles servem também para simplificar outras atividades, como inventário, balanço, controle de extravios e periodicidade de reposição de determinados produtos.
Cabe destacar ainda que a ferramenta possui o recurso de gerenciar os pedidos de compras, isto é, detalhar o que se tem em estoque e o que foi pedido que está pendente de entrega. Nesse mesmo sentido, há a sugestão de compra, oferecida pelo próprio sistema, que considera o histórico de vendas, quantidade de dias que você deseja ter de estoque e o seu estoque atual. Ou seja, a sugestão de compra oferecida pelo sistema automatiza todos os fatores importantes e que foram tratados no artigo de hoje.
Gostou do artigo? Então continue atento às novidades do blog, pois aqui você encontra o que há de melhor sobre o setor varejista, para você se informar, de um jeito esclarecedor e objetivo.