Como já tratamos aqui algumas vezes, a forma de se lidar com o cliente deve ser prioridade para a empresa. Isso se ela quiser crescer e se tornar referência em seu ramo de atuação. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae em 2016, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas em seu primeiro ano de funcionamento (2011 a 2012) é a incapacidade de retenção de clientes. Ainda no estudo, diante da pergunta “O que teria sido útil para evitar o fechamento das empresas, na opinião dos empresários?”, o segundo tópico mais votado foi ‘Mais Clientes’, mostrando assim a importância desse ponto para o funcionamento de um negócio.
Diante destes dados, vamos te dar algumas dicas de como reter ao máximo seus clientes e conquistar novos pelo programa de fidelidade!
Customer Success e Relacionamento com o Cliente
Sua empresa deve estar atenta ao relacionamento que ela mantém com o seu cliente. Isso porque tendo um feedback de seus serviços, você tem grandes chances de descobrir os pontos fortes e fracos e saberá onde deve focar as atenções. Saiba ouvi-lo quando necessário e o trate de forma mais humanizada possível. Assim, ele perceberá a preocupação que sua empresa possui em resolver qualquer tipo de problema. Foque em promover uma experiência que o marque e que acarrete num retorno futuro para próximos negócios.
Uma das estratégias para mensurar como anda a sua reputação com os clientes é pedir a eles que respondam pesquisas de satisfação, como por exemplo a Not Promoter Score (NPS). Essa pesquisa é aplicada de um jeito simples e objetivo utilizando a pergunta ‘De 0 a 10, qual a chance de você recomendar nossos serviços?’. Desse modo, sua empresa saberá qual setor ou serviço deve se atentar.
Conheça mais a fundo algumas estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente neste post.
Programas de fidelização
Utilize táticas para promover a fidelização do cliente. Atualmente, no mercado existem diversas tecnologias que ajudam empresas a manterem um contato forte e recorrente com seu consumidor. A Linear Sistemas, por exemplo, possui um aplicativo totalmente personalizável que se adequa de acordo com sua loja.
O E-Promo é uma solução mobile de promoções e fidelização. Nele, você consegue cadastrar todos os produtos e preços, ofertas exclusivas, promoções e descontos para os usuários. O aplicativo utiliza tecnologia de ponta e está integrado com o nosso Sistema de Gestão ERP Linear. Com ele, é possível aumentar o ticket médio dos seus clientes, o número de vendas aumenta substancialmente, novos clientes são atraídos o que gera uma maior fidelização dos clientes.
Menos burocracia
Como vimos neste post, com algumas estratégias você consegue aumentar o faturamento e a satisfação do cliente. Esperamos que com essas dicas você consiga fidelizar e conquistar mais consumidores para seu estabelecimento! Nos acompanhe nas mídias sociais que toda semana postamos atualizações do mundo do varejo para você. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!