Organizar as gôndolas? Mas isso eu já faço! Claro que isso é o básico para a exposição dos produtos, mas será que você faz com inteligência e estratégia?
Gôndolas organizadas e limpas dizem muito sobre o seu negócio. Quando este espaço está sujo e desorganizado, os clientes são impactados negativamente e saem de mãos vazias por não localizarem o produto ou por não confiarem no seu estabelecimento. De forma contraposta, quando o espaço das gôndolas está limpo e organizado com um layout atrativo, é possível aumentar o ticket médio, melhorar a experiência de compra, otimizar a escolha de produtos e fortalecer a imagem do negócio.
No artigo de hoje preparamos para você orientações de organização que funcionam tão bem em mercados que são consideradas por muitas regras indispensáveis. Vejamos:
- Limpeza e poluição visual:
É indispensável que os produtos estejam limpos, intactos e organizados. Não esqueça que é importante também não lotar demais as gôndolas, isso porque muitas prateleiras e itens expostos ao mesmo tempo resultam em poluição visual, que resulta em queda nas vendas. Sendo assim, o ideal é ir repondo os itens quando espaços forem abertos pelos itens vendidos.
- Visibilidade e disposição básica dos produtos:
O centro e a parte superior das prateleiras são “área nobre” das gôndolas, porque é o que o cliente enxergará primeiro. Insira nesta área os produtos de maior valor ou os mais procurados, pois o consumidor terá propensão maior a comprar o item de maior valor e/ou achará o produto desejado com facilidade. Já os produtos com menor margem de lucro ou itens mais pesados precisam estar localizados nas partes inferiores da gôndola.
- Produtos para crianças:
Diferente do que acontece para adultos, a área nobre para as crianças é justamente as prateleiras mais baixas, devido à sua altura. Dessa forma, é interessante disponibilizar nesse espaço aqueles produtos pensados para o público infantil.
- Verticalização dos produtos:
Organizar os produtos em blocos, de forma vertical, é comprovadamente mais vantajoso, pois além de organizar o supermercado ou loja, garantirá que em um só corredor, vários produtos estejam no campo de visão do cliente, estimulando a compra. Manter o sentido direita-esquerda também é altamente recomendável.
- Localização das ações promocionais:
Muitas vezes, um cliente desloca-se até um mercado específico apenas por causa de uma promoção. Por isso, é fundamental destacar bastante os itens promocionais, preferencialmente em ilhas centrais, para chamar atenção daqueles que estão indo lá só para isso, mas também daqueles que não estão cientes da promoção. Isso é vantajoso também se for realizado de forma fixa, com promoções variadas se renovando, pois pode ser para o cliente um grande atrativo.
- Localização dos produtos próximos do vencimento:
Essa aqui é tão básica que nem mesmo precisava estar aqui nesta lista. Entretanto, apesar de ser óbvia, muitos estabelecimentos, principalmente os de pequeno porte ignoram essa prática. Para fazer do jeito certo, basta colocar na frente os produtos que vencerão em breve. Afinal, eles precisam ser comprados o mais rápido possível. E atrás os produtos mais novos.
Colocando essas estratégias em prática você perceberá que organizar as gôndolas, além de vender mais, faz toda a diferença nos resultados de qualquer supermercado ou loja de conveniência. Quanto mais organizado e eficiente o estabelecimento for, mais vontade os consumidores terão de voltar e, portanto, além de comprar mais, se tornarão fiéis. Lembre-se também que as mudanças são bem-vindas, desde que não causem grande impacto a ponto de prejudicar os clientes fiéis que conhecem a localização dos produtos.
Gostou do artigo de hoje? Então fique atento às novas postagens do blog para saber sempre mais e melhorar a gestão do seu negócio.