A parte mais importante do ambiente interno de uma empresa são seus colaboradores. A sua equipe é responsável por tornar efetivo os processos do seu negócio e são eles que fazem tudo acontecer. Muitas vezes, é difícil manter todos os funcionários, por uma série de fatores que influenciam a trajetória de cada um deles e as necessidades do seu empreendimento. A alta rotatividade de colaboradores pode ser prejudicial para a produtividade da equipe e também para os resultados da sua empresa. Para o sucesso de um negócio, é necessário reter talentos e ter uma equipe com qualificação e motivação.
Por isso, no artigo de hoje, você vai entender o que é o turnover dentro do varejo e o que fazer para diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa.
O que é turnover?
Turnover significa rotatividade e é um relevante conceito da área de Recursos Humanos, que indica a entrada e saída de funcionários de uma empresa. Todos os fatores que levam funcionários a criarem ou finalizarem vínculo são levados em consideração no turnover, como contratos finalizados, contratações, demissões, aposentadorias e etc. No varejo, esse é um indicador importante, pela alta rotatividade do setor.
Quais ações investir?
Existem ações que podem ser adotadas por sua empresa, para garantir que a taxa de turnover seja baixa e que sua equipe permaneça segura e motivada. É preciso ter em mente que manter uma alta rotatividade no quadro de funcionários é fator negativo para o seu negócio e demonstra a falta de unidade da sua equipe e problemas com o ambiente de trabalho.
Treinamentos
Investir em treinamentos é uma ação fundamental para toda empresa. Qualificar o seu capital humano, diminui as chances de desligamentos e aumenta as chances de crescimento profissional. Ofereça oportunidades de profissionalização e desenvolva as potencialidades dos seus funcionários, para que seu negócio cresça e gere resultados positivos.
Feedback
Os seus colaboradores precisam de feedback sobre o desempenho que estão tendo. Imagina, um funcionário do setor de operações está tendo problemas na execução de uma tarefa e ao invés do gestor dar retorno sobre esse problema e cobrar, ele simplesmente demite esse funcionário. Com essa atitude, sua empresa perde dinheiro com o processo de demissão e não dá oportunidade para que o colaborador absorva a crítica e melhore seu desempenho. Isso vale também para os feedbacks positivos, que motivam e gratificam seu colaborador.
Motive sua equipe
Já citamos nesse artigo algumas vezes a importância de motivar sua equipe. Colaboradores motivados entregam um trabalho bem feito e se sentem parte da empresa. O seu crescimento depende do envolvimento dos funcionários com o seu negócio e isso só é possível com o respeito e a valorização da função que cada um exerce.
Cultura organizacional
Sua empresa precisa ter um ambiente de trabalho saudável e definir os valores que devem ser seguidos pelos colaboradores. Todo negócio deve desenvolver uma cultura organizacional, que alimente um conjunto de costumes a serem aplicados na rotina do estabelecimento. Essa definição é muito importante para que sua equipe seja forte e para criar identificação entre sua empresa e o funcionários.
Como vimos neste post, com algumas estratégias você consegue aumentar a produtividade da sua equipe e reter grandes talentos. Esperamos que com essas dicas você consiga construir um grupo forte e motivado! Nos acompanhe nas mídias sociais, que toda semana postamos atualizações do mundo do varejo para você. Siga nossa página no Facebook.