Você sabe o que é e quem são os consumidores 4.0? Se não, chegou o momento de descobrir e saber como esse público é importante para o seu negócio. O mundo passou por uma série de transformações tecnológicas, que mudaram a forma como o ser humano se comunica. Vivendo na era digital, para nós é difícil lembrar da época em que a internet não fazia parte da rotina. Com o apoio da tecnologia, os hábitos de consumo mudaram e o público de hoje é bem diferente do público de alguns anos atrás. Você deve estar atento e acompanhar essas transformações, para que sua empresa não perca espaço no mercado.
Por isso, no artigo de hoje, você vai entender como atender e qual o comportamento do consumidor 4.0.
Quem são os consumidores 4.0?
O consumidor 4.0 é um perfil criado para definir quais os hábitos e comportamentos do novo consumidor. Esse público tem como principal característica a tecnologia. A evolução dos hábitos de consumo com o apoio de tecnologias ofereceu ao consumidor novas maneiras de se relacionar e comunicar com as empresas. Agora, é preciso que seu negócio compartilhe dos valores e ideais dos clientes e que desenvolva uma comunicação personalizada. No final, esse público quer que sua empresa tenha um papel ativo nas plataformas digitais e que faça mais do que apenas divulgar sua marca.
O que o consumidor 4.0 procura?
O consumidor 4.0 procura espaço para participar ativamente das empresas e se sentir parte importante. Esse processo se desenvolve nas plataformas digitais, com consumidores cada vez mais participativos e com interesse em encontrar empresas que compartilhem dos mesmos valores que eles. Esse público quer ter voz e se faz ouvir por meio de suas opiniões nas redes sociais. A internet dá a eles a possibilidade de cobrar das marcas posicionamentos e explicações, com apenas uma mensagem.
Os outros consumidores
Para você entender como o mercado chegou até o perfil do consumidor 4.0, vamos falar um pouco sobre os consumidores que vieram antes e quais eram seus hábitos.
Consumidor 1.0
O perfil do Consumidor 1.0 consiste em priorizar os produtos e não os meios no qual ele é produzido. Esse primeiro retrato do consumidor, que veio com a revolução industrial, demostrava um público preocupado apenas com o produto final, sem nenhum envolvimento com as empresas que produziam ou comercializavam esses itens.
Consumidor 2.0
O consumidor 2.0 evolui junto com o mercado e começou a ter mais opções de marcas e um aumento na concorrência. Esse consumidor valoriza a imagem da empresa e tem como principal atrativo a tradição e qualidade dos produtos.
Consumidor 3.0
O consumidor 3.0 se caracteriza pela necessidade de achar uma empresa que tenha personalidade. O cliente 3.0 se aproxima muito do consumidor 4.0, sendo muito exigente e escolhendo empresas que compartilham sua visão de mundo e tenha consciência social. A grande diferença é que a internet e as redes sociais ainda não eram tão presentes para esse público.
Quais estratégias investir?
É muito importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais, desenvolva canais de comunicação e invista na relação com consumidor 4.0. O que esse público procura é um contato mais próximo com a empresa e a possibilidade de influenciar nas decisões. Tenha perfis ativos nas redes sociais, com conteúdos conscientes, criativos e que transmitam os valores da sua empresa. Crie diversos opções de canais de comunicação, para que o consumidor escolha o caminho que melhor se encaixe ao motivo do contato. No final, o que consumidor 4.0 quer é facilidade, rapidez e envolvimento com o seu negócio, então, faça ele se sentir parte.
Como vimos neste post, com algumas estratégias você consegue aumentar proximidade com o seu cliente. Esperamos que com essas dicas você consiga fidelizar e conquistar mais consumidores para seu estabelecimento! Nos acompanhe nas mídias sociais, que toda semana postamos atualizações do mundo do varejo para você. Siga nosso perfil no Instagram.