A exposição dos produtos nas gôndolas é um dos aspectos mais relevantes, para atrair o interesse dos clientes. A forma, a posição e o local de cada produto, deve ser planejado para chamar a atenção e aumentar as chances de venda. Existem estratégias para organizar cada produto, de acordo com a proposta do seu negócio, ou pela necessidade de venda de cada item. O PDV (Ponto De Venda) onde as mercadorias ficam, cria identificação com os clientes, que conseguem se localizar dentro da sua loja, além de atender a demanda desses consumidores.
No post de hoje, vamos dar dicas de como melhorar a exposição de produtos na sua loja e como isso pode virar lucro para o seu negócio.
Disposição chamativa
Invista em decoração personalizada, banners, cartazes e outros recursos que auxiliem, para chamar a atenção do cliente para os produtos. Quando algum item estiver em promoção, coloque em um stand separado, com placas que indiquem o desconto. Os produtos com prioridade de venda, devem ser colocados nas gôndolas, na altura dos olhos do cliente, para facilitar a assimilação. É preciso tomar cuidado para que o ambiente não fique muito carregado. Da decoração até a disposição dos produtos, tudo deve estar em harmonia.
Faça um planograma
É importante que sua loja disponha de um desenho gráfico do espaço e das gôndolas, para que um planejamento seja desenvolvido de acordo com a demanda do negócio. Essa organização é chamada de planograma, que irá criar um layout para estabelecer o lugar de cada categoria, o posicionamento de cada item e a diversidade das gôndolas ou expositores. Ter um planograma é fundamental para garantir que sua loja esteja estruturada da melhor forma, para alcançar o cliente.
Pense nos espaços
Saiba utilizar os espaços da sua loja para valorizar os produtos. Os clientes precisam de um ambiente confortável e organizado, para poderem se manter o maior tempo possível no local. Isso depende de corredores espaçosos, ambiente iluminado, música ambiente (no volume ideal) e evitar excesso de informações visuais.
Invista na iluminação do ambiente
A iluminação é um ponto chave para valorizar os seu produtos. O ambiente deve estar claro, para facilitar e melhorar a experiência do consumidor. As luzes devem ser usadas como aliadas, que irão atrair o foco dos clientes para os produtos e para as marcas conhecidas. As cores da embalagem são muito importantes para despertar interesse e podem influenciar na compra de certo item.
A exposição dos produtos pode parecer um detalhe sem relevância, mas é ela quem vai convencer o seu cliente a comprar. É preciso planejar e organizar sua loja, conforme o perfil do seu público e proposta do seu negócio, para programar estratégias de marketing que atendam as demandas de vendas dos seus produtos.
Esperamos que tenha gostado deste post. Agora, conheça dicas para aumentar seus resultados com a exposição de seus produtos.