O início do ano é um período desafiador para o varejo, mas que pode ser aproveitado com um bom planejamento. É importante investir em algumas ações específicas, para se encaixar a realidade dos consumidores, que nessa época costumam ter mais despesas. Fique atento e identifique as oportunidades que o começo do ano oferece para o varejo, como por exemplo as férias no mês janeiro, que podem ser exploradas pelo seu negócio com uma boa campanha de marketing. Existem alguns produtos que são indispensáveis nessa época e podem ser um diferencial para as vendas de início de ano na sua empresa.
Por isso, no nosso primeiro post do ano, vamos te dar dicas de como se preparar para aumentar as vendas do início do ano.
Defina metas
Um bom planejamento sempre passa pela definição de metas a serem alcançadas. Seu negócio precisa iniciar o ano com algumas metas estabelecidas, principalmente para os primeiros meses. Faça comparativos com o início do ano anterior, para aumentar a expectativa de vendas e buscar novos objetivos. Quando uma empresa tem uma meta a ser batida, fica mais fácil trilhar um caminho para alcançar essa finalidade. Dessa forma, antes de qualquer coisa, defina os objetivos de vendas desse período, para depois desenvolver ações que estimulem sua empresa a bater essa meta.
Prepare sua equipe
Novo ano, novas formas de oferecer um bom atendimento. É muito importante que sua equipe esteja sempre preparada para oferecer para o seu cliente a melhor experiência de compra possível. No início do ano essa prática é ainda mais importante, pois com o orçamento mais apertado, o consumidor precisa de um diferencial que o estimule a comprar. Antes de começar as vendas do ano, prepare sua equipe com treinamentos e atividades, que desenvolvam a produtividade. Seus colaboradores precisam estar preparados para atender a todas as necessidades do cliente e impulsionar suas vendas.
Ofertas especiais
Como já citamos, o início do ano é uma época complicada para os consumidores, pois existe um acúmulo de despesas que precisam ser cumpridas. Por isso, é fundamental oferecer boas condições de pagamento e ofertas especiais nesse período. Identifique quais são os produtos que tem mais procura e desenvolva promoções que façam sentido para o cliente e para o seu negócio. Um bom exemplo são os descontos em itens típicos do verão e pague um leve dois, que oferecem uma vantagem interessante ao consumidor e pode aumentar suas vendas.
Produtos da época
Outro ponto muito importante é valorizar os produtos típicos dessa época. O início do ano é marcado por alguns fatores relevantes para as vendas como o período de férias, a volta as aulas e o verão. Esses três fatores podem ser explorados na sua loja para chamar a atenção do cliente. Destaque nas gôndolas alimentos refrescantes do verão como frutas, frutos do mar e bebidas alcoólicas para drinks. Os materiais escolares devem ficar em uma seção especial, com os itens em promoção bem visíveis. Os produtos para churrasco, por exemplo, podem ganhar uma seção temática, já que churrascos são comuns no período das férias.
Renovação do estoque
A renovação do estoque é uma prática comum no início do ano e deve receber uma atenção especial. Todo ano vem com novas tendências e com mudanças nos gostos dos consumidores. Assim, é importante que seu negócio esteja atento as novidades e adapte o estoque para as demandas dos clientes. Identifique principalmente os produtos que são típicos do início do ano, para que não falte nenhum item relevante.
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