Muitas padarias têm investido na diversificação de produtos porque sabem que é importante agradar ao máximo ao seu público-alvo. As pessoas têm gostos, culturas e preferências diferentes. Por isso, é necessário oferecer produtos de qualidade e que conquistem seus consumidores pelo sabor, pelo capricho e pela dedicação.
A diversificação de produtos aparece como uma aliada nessa missão, pois ajudará a otimizar o sucesso da sua padaria e a aumentar seus lucros. Quem não quer essas vantagens para o seu negócio? Esse é o principal objetivo de todo empreendedor.
Mas não para por aí! Essa estratégia também pode beneficiar você de muitas outras formas. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura deste artigo e diga adeus ao tradicional!
Quais as vantagens da diversificação de produtos?
A diversificação de produtos pode mudar a realidade da sua padaria. A seguir, listamos os principais benefícios dessa estratégia. Portanto, se você ainda não aderiu a esse plano, confira o que está perdendo!
Maior gama de público na padaria
Ao oferecer mais opções de produtos, as chances de agradar a um maior número de pessoas aumentam. Com isso, você ganha a oportunidade de otimizar seus lucros e aumentar seus investimentos. Inclusive, pode direcioná-los para melhorar a estrutura do ambiente, por exemplo, de modo a tornar a experiência do consumidor mais positiva.
Pode funcionar bem em diferentes horários e sazonalidades
Dependendo dos produtos que a sua padaria oferece, você sabe que ela tem altos e baixos durante o ano. Nesse sentido, se você trabalha apenas com salgados, bolos e cafés, é normal que a frequência de consumidores diminua no verão, por exemplo.
No entanto, dá para acabar com esse problema por meio da diversificação de produtos. Uma ideia é oferecer sucos naturais e lanches frescos para atrair a atenção do seu público em épocas sazonais e em horários diferentes.
Possibilidade de oferecer algo único
Um negócio que não oferece um diferencial encontra mais dificuldade para se fortalecer no mercado. É aí que entra mais uma vantagem de diversificar os seus produtos. Essa estratégia pode ser a oportunidade que você tanto esperava para oferecer algo único aos seus clientes e, assim, conquistar a confiança deles.
Como apostar nessa estratégia?
Ficou com vontade de apostar na diversificação de produtos, mas não sabe por onde começar? Para ajudar você, listamos três ações que podem ser interessantes para a sua padaria. Acompanhe!
Adicione opções sem glúten
Às vezes, não é uma opção de consumo, mas, sim, uma necessidade. É o que acontece com as pessoas que têm intolerância ao glúten e, logo, não podem consumi-lo em hipótese alguma. Levando isso em conta, a diversificação de produtos se apresenta como um instrumento para atrair esse tipo de consumidor.
Sirva refeições
Algumas padarias não se limitam apenas a servirem cafés. Elas aproveitam a credibilidade que têm no mercado (pelos deliciosos quitutes que oferecem) e disponibilizam refeições também. Assim, o consumidor tem uma opção a mais para escolher na hora comprar sua marmita.
Aposte em um cardápio vegano
Graças à força que a conscientização e a luta pelo bem-estar dos animais estão ganhando nos últimos tempos, o número de pessoas que aderem ao veganismo também vem crescendo. Então, uma dica interessante é diversificar os produtos para atender a essa demanda e potencializar seus ganhos.
Viu só o quanto a diversificação de produtos é importante para manter a sua padaria forte no mercado? Estude suas opções e coloque essa estratégia em prática. Você verá que os resultados aparecerão em breve.
Por falar em resultados, aproveite que está por aqui e confira 5 dicas para turbinar as vendas da sua padaria!