No início dos anos 2000, o conceito de Perfect Store foi desenvolvido por grandes empresas, e se tornou popular de fato quando empresas como a Unilever e a P&G começaram a utilizá-lo. Como o nome já diz, em tradução literal, Perfect Store significa Loja Perfeita. Na definição de especialistas, o conceito de Perfect Store é a continuação lógica do mix de marketing — os conhecidos “4 Ps” (Produto, Preço, Praça, Promoção), que já foram transformados em “6 Ps” (+ Pessoas, Processo) há alguns anos. Em outras palavras, basicamente, trata-se da ideia de uma experiência de compra ideal que maximiza as chances de as vendas superarem as expectativas.
Para ficar ainda mais claro, o conceito de Perfect Store está relacionado à aplicação de um conjunto de padrões dentro da loja que um varejista, fabricante ou distribuidor precisa atingir para otimizar seu desempenho. Nesse sentido, essa estratégia de aplicar um conjunto de padrões necessita de um entendimento claro das necessidades e dos comportamentos dos compradores.
Como tudo isso sempre vai variar de acordo com cada loja e público, não existe um jeito único de fazer a Perfect Store. Sendo assim, cada empresa precisa definir seus próprios padrões de loja perfeita. De forma geral, existem quatro grandes fatores que influenciam a decisão do comprador e que devem ser os pilares de uma loja perfeita:
- Valor: preço, recomendação, valor percebido.
- Exibição: participação no total de exibição, localização na loja, lançamento do NPI, conformidade da promoção, preço da promoção, níveis de estoque da promoção, etc;
- Disponibilidade: presença, conformidade de sortimento, falta de estoque, etc;
- Visibilidade: número de faces, compartilhamento de prateleira, conformidade com o planograma, layout da tela, nível da prateleira etc;
Esses quatro pilares, valor, exibição, disponibilidade e visibilidade, afetam diretamente na decisão do comprador e justamente por isso são os pilares de uma loja perfeita. Para além disso, existem três etapas práticas que podem ser adotadas, como:
- Entenda o que os compradores desejam e liste todos os motivos pelos quais eles escolheriam seus produtos em detrimento dos outros;
- Em seguida, defina como é o sucesso de seus produtos em termos de disponibilidade, visibilidade, exibição e valor;
- Por fim, priorize e simplifique a fim de apresentar a lista final de padrões de destino para sua Perfect Store, não se esquecendo de que você precisará executar e monitorar.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista.